5 Sinais de que sua caixa d’água precisa de limpeza

Você já sabe a importância de ficar de olho nos sinais que uma caixa d’água suja pode apresentar, certo? Seja em sua empresa, casa, estabelecimento comercial, condomínio e imóveis em geral, executar a limpeza da caixa d’água é essencial para manter a qualidade da água que é consumida, preservando, assim, a saúde de todos.

Porém, a maioria das pessoas não se atenta para a limpeza do reservatório e não sabe o que precisa observar para identificar o momento ideal para limpá-lo. Sendo assim, preste muita atenção aos seguintes sinais de que sua caixa d’água está suja e precisa de limpeza. Confira e acompanhe a leitura!

Qual a importância da limpeza da caixa d’água suja?

Imagina se você vai querer que a sua caixa d’água suja seja vetor de doenças? Claro que não! Mas será que está tomando os devidos cuidados para que ela tenha sempre uma água limpa e saudável?

Confira quantas doenças perigosas para a saúde humana podem ser causadas pela falta de cuidados com os reservatórios domésticos de água:

  • amebíase;
  • giardíase;
  • dengue;
  • hepatite A.

Além disso, a água pode apresentar mau cheiro e gosto muito ruim. Não dá nem para considerar a possibilidade de estragar uma boa refeição por causa disso. Certamente você não vai querer comprometer a saúde de sua família cozinhando em água contaminada, não é mesmo?

Quais os principais sinais de que há sujeira na caixa d’água?

Com atenção aos detalhes, fique de olho na caixa e faça verificações sempre que possível. Não vai gastar muito tempo, basta apenas conferir a boia hidráulica e se há presença de algas, larvas e outros tipos de impurezas. Veja os principais sinais de que a sua caixa d’água pode estar suja.

1. Você nem lembra quando foi a última vez que limpou ou fez a manutenção

Você limpou a sua caixa d’água, mas não se lembra muito bem quando foi que executou esse trabalho? Bem, a higienização deve ser realizada de forma periódica, e esquecer disso já é um sinal de que faz muito tempo desde a última faxina.

Com a correria do dia a dia é difícil mesmo se lembrar de que a sua caixa d’água precisa de uma boa limpeza. Sabendo disso, que tal se organizar e agendar a manutenção para não deixar essa atividade passar em branco?

Hoje, todo mundo tem um celular, não é verdade? Programe um alarme ou lembrete na agenda do aparelho para que ele avise quando a data estiver se aproximando. Assim, você pode planejar melhor seu tempo e já pensar na melhor data para realizar a tarefa.

2. A água apresenta colocação escura

É importante observar a cor da água sempre que possível. Se a água estiver escura é sinal de que precisa fazer a manutenção/limpeza da caixa d’água urgentemente. Se a água que sai da sua torneira já está chegando suja é porque a situação pode ser bem ruim.

3. Presença de lodo dentro da caixa d’água

Quando não há manutenção periódica da caixa d’água, acumulam-se fungos na água. Esses fungos aglomerados constituem o lodo. A presença de lodo é outro sinal importante para indicar a necessidade de limpar o reservatório.

4. Pouca pressão ou tubulação entupida

A água da torneira está sem pressão ou já nem desce mais? É um forte indicativo de que a tubulação pode estar obstruída. A primeira coisa a se fazer é conferir a caixa d’água para saber se está suja.

As partículas sólidas podem se acumular nos canos — principalmente nas curvas — e entupir o fluxo da água. A partir daí, é comum aparecerem infiltrações e vazamentos, problemas que tendem a piorar progressivamente.

A limpeza da caixa d’água suja é um trabalho relativamente simples, mas se for preciso desobstruir a tubulação, pode ser que você tenha mais trabalho e, consequentemente, mais gastos. O melhor mesmo é manter a caixa sempre limpa para não ter esse tipo de problema, concorda?

5. Água com cheiro ruim

Esse teste você pode realizar sempre: pegue um copo de vidro sem cor e encha com água da torneira. Faça isso com todas as torneiras da casa. Em um ambiente bem iluminado, procure enxergar partículas sólidas flutuando na água do copo.

Inspire o ar dentro do copo com a água da torneira para confirmar se não há nenhum mau cheiro. A água deve chegar em sua casa cristalina e sem odor, por isso, qualquer impureza sólida identificada ou cheiro duvidoso já servem de motivo para uma boa verificada na caixa d’água.

Por que a caixa d’água fica suja?

Segundo especialistas, a sujeira aparece a partir de bactérias que consomem os resíduos de cloro presentes na água tratada pela companhia de abastecimentos das cidades. A sujeira forma colônias de bactérias que se fixam nas paredes das caixas d’água. Muitos desses micro-organismos são prejudiciais à saúde das pessoas.

A sujeira também entra facilmente em caixas d’água destampadas. Poeira, folhas, ciscos, fuligem, insetos e até animais são encontrados nos reservatórios sem proteção. A tampa também serve para bloquear a luz solar e evitar o surgimento de algas que dependem do sol para fazer a fotossíntese.

A limpeza preventiva é a medida mais indicada para evitar que problemas mais extremos aconteçam. Sem contar que é bem mais fácil limpar uma caixa d’água bem cuidada, não é mesmo?

Viu como é simples identificar uma caixa d’água suja? Não tem segredo, aplique os testes de odor e de identificação de partículas e, sempre que possível, faça aquela inspeção caprichada no próprio reservatório. Além disso, lembre-se de manter a caixa sempre fechada para evitar proliferação de doenças e preservar a boa qualidade da água.

Se você gostou do texto, leia também este outro no qual tratamos das causas do mau cheiro no banheiro e como combater esse problema. Até mais!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.