Entenda de uma vez o que é e para que serve caixa de inspeção

Você deve estar se perguntando: por que devo saber o que é uma caixa de inspeção? Bem, acontece que toda casa precisa de cuidados e de reparos frequentes. Conhecer os detalhes dos trabalhos que, inevitavelmente, terá que fazer, já prepara você para quando o momento chegar, concorda?

A gente sabe que todo lar dá trabalho mesmo para se manter funcionando, não tem muito como fugir dessa realidade. Por isso, é importante que você saiba o que fazer em caso de limpeza e também de uma manutenção emergencial.

Neste texto, vamos falar tudo o que precisa saber sobre a caixa de inspeção: como e onde deve ser construída e os cuidados para mantê-la limpa e funcionando. Boa leitura!

O que é a caixa de inspeção? 

As caixas de inspeção são componentes importantíssimos em um sistema coletor de esgoto sanitário. Elas são construídas ou instaladas em alguns pontos da rede coletora da casa, mas sempre externas à edificação.

Existem dois tipos de caixa inspeção: aquelas de alvenaria, que serão moldadas e instaladas no local da obra, e as de plástico, que podem ser adquiridas em lojas e em depósitos de material de construção. 

Se for de concreto, pode ter entradas vindas de todas as direções e apenas uma saída. As de plástico (PVC), que você já compra prontinhas, têm no máximo três entradas perpendiculares e também uma saída. Geralmente, as de plástico precisam ser adaptadas ao lugar de instalação, e as de alvenaria devem ser argamassadas e alisadas, além de apresentar um leve declive.

Então, se está reformando ou construindo um sistema de escoamento de esgoto sanitário, precisa de um bom instalador, independentemente do tipo de caixa de inspeção que você preferir, concorda? 

Algumas regras devem ser obedecidas na hora da instalação desse tipo de equipamento, fique de olho:

  • a distância entre as caixas de inspeção deve ser de, no máximo, 25 m;
  • a distância máxima entre a última caixa e a rede pública de esgoto é de até 15 m;
  • em alvenaria, a caixa não pode ser inferior a 0,60 m x 0,60 m;
  • instalar caixa de inspeção sempre que houver mudança de declive;
  • instalar caixa de inspeção nas junções dos ramais de esgoto;
  • instalar caixa de inspeção pouco antes do despejo.

Neste último caso, estamos falando sobre filtro, fossa ou sumidouro. A ideia é que, caso a edificação passe a ser atendida pela rede coletora de esgoto, basta isolar essa última caixa de inspeção e, consequentemente, o sistema antigo. A partir disso, fica mais simples ligar todo o sistema à rede pública de esgoto.

É possível mudar a direção do escoamento apenas uma vez entre as caixas coletoras externas. A distância máxima de 25 m entre elas precisa ser rigorosamente respeitada, e as curvas devem ser de raio longo com 45°ou 90°. 

Afinal, para que serve a caixa de inspeção?

Serve, principalmente, para facilitar a limpeza e a desobstrução do sistema coletor de esgoto de uma edificação. Seja residencial, seja comercial, é importantíssimo para o bem-estar de quem ali vai morar ou trabalhar. 

É a partir desse componente que se “inspeciona” qualquer problema no escoamento do sistema de esgoto, daí vem o seu nome. 

Devemos lembrar que a caixa de inspeção só recebe água vinda de banheiros e de áreas de serviço (lavanderia). A água com resíduos de gordura é tema para abordarmos mais adiante em nosso texto, combinado? 

Quais as diferenças entre caixa de gordura e caixa de inspeção?

Ambas são partes do sistema de esgoto de uma edificação, mas não devem ser confundidas. As duas apresentam tampas de vedação, que servem tanto para não deixar que resíduos sujem o sistema quanto para evitar acidentes. 

Caixa de gordura

Recebe a água da pia da cozinha. Acontece que a gordura, depois que esfria, forma grânulos bem grudentos que podem facilmente entupir a tubulação. A caixa de gordura é onde esse resíduo vai decantar, impedindo que prossiga por dentro do encanamento.

A caixa de gordura das residências precisa de manutenção (limpeza) periódica a cada 6 meses. Você mesmo pode limpar, só vai precisar de ajuda profissional caso haja algum entupimento

Caixa de inspeção

Esse pequeno tanque não entra em contato com gordura. Como comentamos, serve para verificar qualquer problema no fluxo do esgoto. Qualquer manutenção nos trechos de tubulação é feita a partir da caixa de inspeção. 

Como limpar a caixa de inspeção? 

Assim como a caixa de gordura, a caixa de inspeção precisa ser limpa a cada 6 meses no máximo. Essa manutenção preventiva é essencial para que resíduos não fiquem retidos no encanamento. 

Remova a tampa e observe o fluxo de água entrando na caixa. Como não há contato com gordura, caso você verifique algum tipo de obstrução, é possível que sejam plantas, objetos ou resíduos impedindo a passagem. 

Retire a crosta de sujeira acumulada nas paredes da caixa de inspeção. A soda cáustica ajuda no escoamento dos resíduos mais sólidos. Se tiver uma sonda, vale a pena inseri-la nas saídas para desobstruir qualquer acúmulo que esteja se formando. 

É bem fácil notar se há algum problema. Pode ser um ralo que está demorando muito para escoar a água do banho ou a pia do banheiro que insiste em encher o bojo. Quando a sonda remove a obstrução, o fluxo retorna imediatamente. 

Quais cuidados observar na hora da instalação?

Como relatamos acima, a caixa deve ser sempre instalada do lado de fora da casa. Para a instalação, não se recomenda que seja feita caso não tenha experiência no assunto. Deixar tudo no nível e garantir que o encanamento não vai ficar vazando depois é trabalho para profissionais, certo?

As caixas de PVC são mais indicadas para residências pequenas, com poucos moradores. No caso da caixa de concreto, será ainda mais necessária a mão de obra profissional de um bom pedreiro ou bombeiro hidráulico. Podem ser moldadas no próprio local de instalação e grandes o suficiente para atender um volume maior de esgoto escoando. 

Deu para aprender um monte de novas informações sobre caixa de inspeção, não é verdade? Viu como são de extrema importância para seu conforto? Agora você já sabe tudo o que precisa para definir qual tipo é o mais adequado para sua casa e até para fazer uma limpeza caprichada, fala a verdade! 

Caso tenha algum problema em sua caixa de inspeção, não hesite em falar com nossa equipe.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.