ATENDIMENTO 24 HORAS

Afinal, o que é uma fossa séptica pré moldada? Entenda!

A fossa séptica pré moldada é um dos tipos de fossas disponíveis para atender às casas e empresas. Ela faz parte do sistema de tratamento de esgoto, que é muito importante para manter a qualidade de vida e a saúde das pessoas ao redor.

O sistema de tratamento de água existe para ajudar os moradores e usuários de um lugar e também para evitar a poluição do meio ambiente. Mas existem tipos diferentes de fossas sépticas. 

Você quer saber como funciona a fossa pré moldada e quais suas vantagens em relação à comum? Vem com a gente e confira esse artigo. Vamos esclarecer suas principais dúvidas!

O que é uma fossa séptica pré moldada?

Na construção, em geral, o termo “pré moldado” significa que o item foi construído fora do lugar onde vai ser instalado. Ele é montado antes e depois levado para ser encaixado. Geralmente, isso é feito para agilizar a montagem e dar mais segurança à instalação. Com a fossa-séptica pré moldada é exatamente a mesma coisa!

As fossas sépticas pré moldadas são compradas diretamente dos fabricantes: empresas que fabricam diversas estruturas de concreto pré moldadas. A maioria delas também faz a cotação da montagem das peças, quando for o caso.

Quais são os tipos de fossas sépticas pré moldadas existentes?

A fossa séptica pré moldada pode ser de dois tipos: inteiriças e em anéis. Confira as diferenças a seguir.

Inteiriças

São feitas de uma única peça e podem ser de concreto, PVC ou polietileno, por exemplo, além de outros materiais. Elas são levadas até o local escavado para a fossa e encaixadas conforme o projeto definido.

Em anéis

Já as fossas sépticas em anéis também são pré moldadas, mas precisam ser montadas no local do projeto. Elas são feitas de anéis de cimento pré moldados. Na montagem, esses anéis são encaixados em cima de uma laje feita para servir de base.

Depois da montagem, para ficar apropriada ao uso, é preciso aplicar uma camada de concreto magro para vedação e para a tubulação.

A instalação sempre precisa ser feita por um profissional com experiência, pois inclui cálculo de caimento e outros cuidados, para garantir que a fossa funcione perfeitamente.

Para que serve esse tipo de fossa?

A fossa séptica pré moldada serve para o mesmo fim que outros tipos de fossas: receber os efluentes de uma empresa ou residência, fazendo o tratamento biológico daquilo que é prejudicial à saúde. Além disso, por meio de um sumidouro, ela devolve somente o líquido para o meio ambiente, sem afetar a natureza.

Quais as diferenças para a fossa comum?

A maior diferença da fossa pré moldada para a comum é a praticidade de instalação e de manutenções no futuro. O projeto também tem resultado melhor, pois toda fossa séptica pré moldada tem que ser fabricada conforme os padrões do mercado e da indústria. Assim, tem maior garantia de qualidade.

Quais as vantagens da fossa séptica pré moldada?

Além da facilidade de instalação e da garantia de qualidade (que a fossa séptica montada no local nem sempre consegue oferecer), a fossa séptica pré moldada também é mais leve, o que facilita a instalação.

Com ela pronta, a montagem fica muito mais rápida e segura, pois o processo é simples. Isso, claro, desde que seja devidamente feito por profissionais capacitados, que calculem o dimensionamento, a profundidade e a altura correta da caixa, entre outros cuidados, para que ela não vaze ou transborde.

Agora, você já tem as principais informações sobre a fossa séptica pré moldada, suas características, vantagens e tipos! 

Quer saber mais sobre manutenção da sua casa? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Últimas do blog