A infiltração na parede possui diversas causas e podem aparecer na sua casa cedo ou tarde. Quando esse momento chega, resta entender qual é a causa para solucionar da melhor maneira possível. Essas infiltrações estão relacionadas ao acúmulo de água no interior da parede. Além de causar manchas e prejudicar a parte estética, elas podem causar danos estruturais.
Vale lembrar de que a infiltração pode causar bolor e mofo no ambiente, o que afeta diretamente as pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório. Neste texto, vamos falar um pouco sobre as principais causas de infiltração, como acabar com o problema e como evitar que apareça. Confira o post!
Quais as causas de infiltração?
As infiltrações podem acontecer por diferentes fatores. A seguir, conheça os 4 casos mais comuns!
1. Trincas e fissuras nas lajes
Nos casos em que a laje não recebeu o processo de impermeabilização correto, a água da chuva geralmente encontra caminhos nas trincas e fissuras. Quando isso ocorre, é possível que cause danos estruturais também.
Para identificar esse tipo de infiltração, é necessário observar onde ela está localizada. Se ela se concentra nas laterais superiores da parede, é muito provável que esteja vindo da laje. Nesse caso, o ideal é apostar num bom impermeabilizante para o local.
2. Canos com vazamento
Em ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, esse tipo de infiltração é mais comum, pois são áreas com muitos encanamentos. Aqui não tem outro jeito de solucionar o problema sem ser com a quebra da parede para realizar os reparos necessários.
3. Falta de ventilação
O acumulo de umidade dentro do ambiente pode causar manchas nas paredes, mas, nesse caso, não se trata especificamente de uma infiltração. A solução é aumentar a ventilação do ambiente, deixando janelas e portas abertas por pelo menos 1 hora durante o dia.
4. Infiltração do solo
O excesso de chuva, além de infiltrar a parede (se houver uma fissura), pode deixar o solo muito úmido. O problema, nesse caso, é quando não foi realizada uma boa impermeabilização da fundação. Assim, a umidade do solo provoca uma infiltração que se inicia na base da parede e percorre um caminho ascendente, podendo provocar danos nas estruturas.
O que fazer quando há infiltração no vizinho?
Trata-se de uma das situações mais estressantes que podem ocorrer. As causas podem ser um piso desnivelado, uma rachadura no muro ou um vazamento de algum cano. Nesses casos, a solução é buscar um diálogo e encontrar uma solução para o problema em conjunto.
Podemos ver que infiltração na parede é um problema chato que pode acontecer na casa de qualquer pessoa. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é utilizar um bom impermeabilizante e renovar a pintura das paredes, além de mantê-las sempre limpas e investir em revestimentos de qualidade. Lembre-se também de que a infiltração não causa apenas danos estéticos, mas danos estruturais!
Se este assunto foi de seu interesse, que tal seguir as redes sociais da Fortaleza Desentupidora? Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!