As edificações estão sujeitas a algumas anomalias e desgastes, dentre elas, os problemas hidráulicos. No entanto, a boa notícia é que parte desses defeitos podem ser prevenidos para você não ter dor de cabeça na sua casa no futuro.
Por mais cuidadoso que você seja, mais cedo ou mais tarde a sua casa poderá apresentar algum problema na tubulação, ou em algum equipamento.
Para agir na prevenção, é importante conhecer alguns inconvenientes que podem aparecer. Assim, conseguirá se antecipar e caso aconteça saberá resolver ou pedir ajuda para um especialista.
Sabendo a importância desse assunto, elaboramos este artigo com quatro problemas hidráulicos mais comuns que podem acontecer na sua casa. Confira!
1. Vazamentos
Os vazamentos de água e esgoto são alguns dos problemas hidráulicos mais comuns que afetam as construções. Eles podem acontecer por motivos como mão de obra malfeita ou desgastes pelo uso.
Alguns vazamentos são visíveis porque podemos ver a água escorrendo, as manchas de umidade nas paredes ou ouvir o barulho de pingos e das torneiras ou dos chuveiros, por exemplo.
No entanto, vazamentos nas tubulações submersas como as redes de esgoto e de água pluvial podem ser mais difíceis de serem identificados. Normalmente, são percebidos depois de algum tempo pelas manchas no piso ou som oco ao pisar.
Para prevenir esses problemas, adquira tubulação de qualidade, contrate mão de obra de hidráulica especializada. Fique de olho nas variações para cima do normal na conta de água, se a fatura vier mais alta, procure uma empresa caça vazamentos.
2. Problemas no fluxo do vaso sanitário
O vaso sanitário é um dos equipamentos que mais consome água dentro das casas. Se ele estiver com o fluxo comprometido, às vezes são necessárias várias descargas para dispensar os dejetos na rede de esgoto.
Um dos motivos do problema no fluxo do vaso sanitário é a falta de água na caixa de descarga ou pouca pressão na tubulação que alimenta a válvula de descarga. Isso pode ser um vazamento nos encanamentos ou falta de água no reservatório.
Outro problema que prejudica o fluxo do vaso sanitário pode ser o entupimento na rede de esgoto. Isso faz com que os dejetos não saiam da bacia sanitária. A falta de água no reservatório é difícil de ser evitada porque depende da concessionária da região.
Já os entupimentos podem ser evitados por meio do dimensionamento e instalação correta da rede de esgoto. Além disso, existem certos tipos de descartes que deixam o vaso entupido, você deve conhecê-los e ficar atento a eles.
3. Tubulação mal projetada
A tubulação mal projetada leva a edificação à soma de todos os problemas hidráulicos que pudermos imaginar. E, esse mal pode ser evitado, basta você contratar projetos de profissionais experientes e devidamente habilitados.
Saiba que um projeto hidráulico mal elaborado pode derrubar a sua casa e trazer risco de vida para você, para seus familiares e para os seus vizinhos. Então, fuja de projetistas curiosos e sem formação técnica em edificações, engenharia ou arquitetura.
4. Instalações antigas
Assim como nós humanos e demais seres vivos, os materiais de construção também têm vida útil. Logo, as instalações antigas precisam ter as suas tubulações e aparelhos sanitários substituídos com o passar do tempo.
Caso não sejam feitas reformas e melhorias dentro dos prazos de validade dos produtos hidráulicos, podem aparecer vazamentos e quebra de peças e conexões.
Então, percebeu que grande parte dos problemas hidráulicos podem ser evitados por meio de bons projetos, materiais de qualidade e uso adequado dos equipamentos. Caso seja pego por algum inconveniente citado, busque ajuda especializada para obter a solução mais adequada.
Agora que conhece os quatro problemas hidráulicos que podem acontecer na sua casa, continue com a gente e saiba como desentupir cano com gordura.