Como funciona a manutenção e limpeza de caldeiras? Descubra aqui!

Quem usa caldeiras sabe que esses aparelhos geram vapor e normalmente ficam ligados o tempo todo. Fazer a manutenção e a limpeza delas é muito importante para garantir a segurança dos trabalhadores e a vida útil do equipamento, visto que as sujeiras atrapalham o desempenho.

Para remover cinzas, detritos e incrustações que causam desde um funcionamento menos eficiente até acidentes, é importante planejar reparos e limpeza nas caldeiras. Quer saber mais sobre como limpeza e manutenção de caldeiras são feitas?Então, acompanhe este artigo!

Como funcionam a manutenção e a limpeza de caldeiras?

Esse processo deve ser uma preocupação constante de quem conta com o aparelho em suas instalações. Quando falamos em limpeza, ela pode ser feita on-line, ou seja, com a fábrica em operação, ou off-line, com o desligamento planejado da caldeira que será higienizada.

Para quem quer otimizar a manutenção e reduzir custos, é recomendável contar com acessórios que aumentam o espaço entre as limpezas, como o Redler e sopradores de fuligem. Esses itens opcionais são um bom investimento para evitar a interrupção da produção.

Quais são as etapas da limpeza de caldeiras?

Geralmente, esse procedimento é feito em três fases: limpeza alcalina, ácida e passivação. Confira como funciona cada uma delas a seguir.

Limpeza alcalina

É feita em equipamentos com tecnologia mais recente. O objetivo é eliminar graxas, vernizes e óleos do processo de montagem do aparelho. Além disso, a higienização alcalina de caldeiras ajuda a remover depósitos de óxido de ferro.

Se a caldeira já foi usada, o propósito dessa limpeza é preparar para a ácida, facilitando o processo. A ideia é remover depósitos de resíduos porosos e carbonatados. Usa-se barrilha, soda cáustica, dispersantes, fosfatos e substâncias complexantes, as quais serão responsáveis por remover toda a oleosidade residual da caldeira.

Limpeza ácida

Essa é a etapa mais complexa. O objetivo é remover os depósitos de resíduos que a limpeza alcalina não conseguiu. Para limpar esses resíduos, pode ser feita a remoção por deslocamento ou então dissolver os depósitos por solubilização.

A equipe de limpeza pode usar diversos tipos de ácidos, tanto orgânicos quanto inorgânicos, sendo que a escolha depende do resíduo que se pretende remover. Cada sujeira será melhor retirada com um produto, por isso é muito importante contar com especialistas no assunto.

Depois que a remoção de depósitos é finalizada, é importante adicionar inibidores de corrosão a fim de evitar que a caldeira seja danificada pelos resíduos de ácido.

Passivação

A passivação é o arremate do processo, sendo iniciada logo após a higienização ácida. O propósito é evitar a permanência dessas substâncias nas superfícies ao aplicar uma camada de magnetita para proteger as tubulações, a qual também removerá os óxidos de ferro que se acumularam durante a limpeza ácida.

Como é feita a manutenção de caldeiras?

Além da limpeza, a manutenção de caldeiras inclui medidas preventivas e de checagem previstas na NR-13. As normas técnicas indicam as diretrizes dos procedimentos, prevendo a criação de um plano de manutenção das caldeiras, que incluirá, entre outros aspectos, a limpeza regular dos equipamentos.

Uma parte fundamental dos dois procedimentos é a testagem dos instrumentos e intertravamentos que garantem o controle de segurança. Assim, sempre deverão ser conferidos e testados os sistemas de intertravamento do nível de água, do pressostato de alta de vapor e os sensores de chama. Com isso, a empresa preserva a segurança de todos.

A manutenção e limpeza de caldeiras deve ser feita com regularidade a fim de garantir o bom funcionamento dos aparelhos e a segurança dos funcionários. Para ter certeza de que as técnicas corretas são usadas no processo, é importante contratar empresas especializadas no assunto, capazes de dar a correta destinação aos resíduos, como a Desentupidora Fortaleza.

Gostou deste post? Então, confira mais sobre o trabalho da Desentupidora Fortaleza na limpeza 24 horas de caldeiras!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.