O ralo entupido é um problema muito corriqueiro, especialmente após a realização de obras. É algo comum, mas capaz de gerar uma dor de cabeça na rotina dos moradores. Por isso tem que ser resolvido o quanto antes. Dessa forma, você evita outros problemas como infiltrações e sujeira em casa.
Trouxemos algumas dicas a respeito do assunto. Quer saber mais? Confira!
Por que o ralo entope depois das obras?
Se você já reformou algum imóvel, seja em casa ou no trabalho, sabe de todo o estresse envolvido. É preciso gerenciar os prazos, conferir o trabalho do pessoal, lidar com os gastos não planejados, enfim: muita coisa! Para piorar, ainda existe a possibilidade de ter que lidar com encanamento entupido.
Isso acontece normalmente por causa dos rejeitos da construção, pelo pó que fica (tanto da areia quanto de cimento e corte de cerâmicas, por exemplo). Às vezes, esse problema não é notado de imediato e só aparece depois da reforma, quando fica mais complicado de resolver.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é cobrir os ralos expostos nos locais onde a obra está acontecendo. Para uma reforma na cozinha, por exemplo, mantenha cobertos o cano da cuba da pia, o ralo que fica no chão, próximo da caixa de gordura e assim por diante.
Quais as causas mais comuns de ralo entupido?
No dia a dia, existem diversas razões para um ralo ficar entupido, sendo muito comum que isso aconteça por causa de cabelos, no ralo do banheiro, ou da entrada de alimentos na cozinha. Já na obra, como a gente falou, existem diversos materiais presentes que, caindo no ralo, podem causar entupimento. Dê uma olhada nos principais!
Argamassa
A mistura de cimento com outros componentes forma a argamassa. Ela parece líquida durante o uso na obra, mas como é feita para endurecer depois, pode obstruir canos e ralos, mesmo caindo na tubulação ainda úmida.
Rejunte
O rejunte também é um tipo de argamassa que serve para assentar, revestir e dar acabamentos em partes da construção, como pisos. Ele fica sólido depois de um tempo, causando o mesmo problema que a gente já citou!
Gesso
Esse é outro material que pode deixar o ralo entupido no pós-obra. Tanto o pó, que endurece quando é misturado com a água, como pedaços de gesso já sólido, que caem, por exemplo, do forro colocado no teto.
Areia
A areia é amplamente usada nas obras e nas construções, no preparo de concreto, argamassa e afins. Quando acumula, ela entope seriamente os canos! Quando está solta e sem mistura, é até fácil de ser levada pela água.
Mas quando passa um tempo parada ou se junta com outros materiais, a areia endurece e resseca. Se ficar grudada na parte interna dos canos, pode dar muito trabalho para ser removida.
Além desses principais, vários outros resíduos de obra podem acumular nos canos, como pedaços de reboco, fragmentos de tijolos e muito mais.
Como limpar o ralo entupido pós-obra?
Pra evitar o entupimento, é importante se prevenir. Mas, se os ralos ficarem descobertos, vale a pena chamar uma empresa especializada em limpeza pós-obra. Ela cuida de tudo antes que os resíduos se solidifiquem dentro dos canos e causam entupimentos.
Agora, se o problema já aconteceu, e você tem um ralo entupido, o melhor caminho é chamar uma desentupidora. Elas são as maiores aliadas pra evitar que sua reforma fique prejudicada com entupimentos, infiltrações ou quebra-quebra de pisos e paredes.
Se você suspeita que ficaram resíduos nos canos, chame esses profissionais especializados, pois com certeza eles vão saber resolver o problema.
Por que contratar uma empresa especializada?
A gente sabe que, diante de um ralo entupido, a primeira coisa que vem na cabeça é: “Ah, mas eu não posso resolver sozinho?“. Por experiência, o conselho que damos é jamais tentar desobstruir o encanamento por conta própria.
As empresas são experts em analisar a situação e contam com equipamentos adequados para saber onde está o entupimento e qual a melhor solução. Se você tentar jogar água direto pode causar infiltrações e alagamentos dos cômodos.
Quando parte para as misturinhas caseiras (água quente, vinagre, bicarbonato e afins), além de não resolver a situação, pode piorar a obstrução e até danificar os canos. Já pensou ter o gasto e o retrabalho de consertar o que já tinha sido reformado só para trocar uma tubulação?
Por isso, lembre-se que a solução aparentemente mais fácil pode ser a pior, e fazer com que um problema simples se torne irreversível. Tome os cuidados preventivos durante a obra, mas sempre chame uma equipe especializada para verificar os canos depois. Essa é a forma mais eficiente e econômica de garantir que tudo fique funcionando como deveria.
Você está reformando, reformou ou vai reformar um imóvel? Entre em contato com a gente e confira todos os serviços que podemos oferecer para te ajudar!