5 vantagens de fazer a manutenção preventiva da caixa gordura

Responda uma coisa: você já parou para pensar nas vantagens e benefícios que a manutenção preventiva da caixa de gordura pode lhe promover?

Acredite: uma boa parte dos problemas relacionados ao entupimento das tubulações e da rede hidráulica e de esgoto em geral, poderia ser minimizada e até mesmo evitada, com a simples realização da manutenção preventiva. Por isso, se programar para realizar essa tarefa antes que surjam problemas mais graves é uma ótima medida.

A seguir, a equipe da Fortaleza Desentupidora pontuou as 5 principais vantagens que você pode usufruir ao fazer a manutenção preventiva da caixa gordura.

Como funciona a limpeza da caixa de gordura?

Para fazer a manutenção preventiva da caixa de gordura é necessário chamar uma equipe profissional. Será removida gordura retida na estrutura, com limpeza detalhada das paredes internas e da entrada e saída do sistema.

Além de limpar a caixa de gordura, os profissionais responsáveis pela manutenção conferirão se o sistema funciona corretamente, a condição das vedações, tampas e drenos. Se algo precisar de substituições, isso já é feito, evitando o agravamento de problemas no local.

É importante observar o período entre uma manutenção e outra. O intervalo entre as limpezas deve ser o seguinte:

  • a cada seis meses em residências;
  • a cada três meses em apartamentos;
  • todo mês em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e afins.

Outra observação importante é que o conteúdo da caixa de gordura tem um potencial altamente poluente. Óleo e gordura não podem ser jogados fora em qualquer local. Por isso, contratar uma empresa que preze pela responsabilidade ambiental no processo é essencial.

Quais as vantagens da manutenção preventiva da caixa de gordura?

Prevenir é sempre mais efetivo que resolver um problema já instalado. Pensando nisso, veja a seguir as vantagens da manutenção preventiva na caixa de gordura.

Muito mais economia

Você acha que investir em manutenção preventiva é um custo desnecessário? Siga nosso conselho e procure hoje mesmo adotar a manutenção da caixa de gordura, antes que ela comece a dar problemas.

Entupimentos, via de regra, são bem mais custosos do que fazer a manutenção preventiva. E você não perde apenas em questões financeiras, mas também perde com o tempo e o transtorno causado.

Evita a proliferação de pragas urbanas

Basta uma caixa de gordura e tubulações entupidas, que o cheiro ruim e o ambiente propício, acabam atraindo a presença de ratos, baratas e demais pragas urbanas.

Com isso, fora o incômodo que tais pragas causam, temos a maior exposição sua e de sua família às doenças que elas transmitem.

Não vale a pena, não é mesmo? Mantendo tudo em ordem e a caixa de gordura em manutenção periódica, você evita esse tipo de problema e barra a disseminação das pragas e roedores.

Livra o sistema de esgoto de obstruções

Ao manter a caixa de gordura limpa, realizando a manutenção preventiva, você evita o entupimento da rede de esgoto de da tubulação de sua residência, empresa e/ou imóvel.

Além disso, garante que a caixa e gordura desempenhe efetivamente seu papel, que é o de filtrar a gordura, impedindo que ela atinja o esgoto.

4. Sem mau cheiro

Quando a caixa de gordura fica cheia, o acúmulo de resíduos, especialmente na tampa da caixa, faz com que o cheiro retorne pela tubulação. Com isso, a cozinha fica com um odor desagradável, incômodo e que piora quanto mais tempo a caixa passa sem manutenção.

Fazer a limpeza e a manutenção preventiva resolve o problema, pois as vedações são conferidas e o conteúdo da caixa é eliminado no processo. Assim, sua cozinha volta a ter cheiro de limpeza!

5. Amplia a vida útil das instalações

A falta de cuidados com a caixa de gordura faz com que o encanamento receba um volume inadequado de dejetos. Com a falta de drenagem, as chances de que um entupimento aconteça aumentam.

Dependendo do problema causado pela falta de manutenção, poderá ser necessário substituir partes do sistema de esgoto. Com isso, a vida útil de toda a instalação é reduzida, criando transtornos e despesas que seriam desnecessários se o cronograma de manutenção fosse observado corretamente.

Fazer a manutenção preventiva da caixa de gordura é muito importante para evitar problemas como entupimentos, pragas urbanas e mau cheiro. Além disso, revisão periódica das estruturas traz economia e aumenta a vida útil das instalações. Quando a estrutura está bem preservada, ela consegue cumprir sua função de forma correta, aumentando a durabilidade do sistema de drenagem e evitando entupimentos. Por isso, o cuidado correto com os encanamentos do imóvel passa por fazer limpezas regulares nesse sistema.

Agora que você viu que só tem a ganhar com este serviço, tome a atitude certa: entre em contato com a Fortaleza Desentupidora.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.