Confira 3 dicas práticas sobre como desentupir sifão da pia

Entupiu o sifão da pia? Não precisa se desesperar, para tudo sempre tem um jeito. Isso acontece com todo mundo, mais cedo ou mais tarde, afinal, por ali desce todo tipo de sujeira, não é mesmo?

Ninguém precisa ser especialista em encanamento, mas é importante saber exatamente o que fazer caso esse tipo de problema aconteça aí na sua casa. Muitas vezes, dá pra você mesmo solucionar sem precisar contratar um especialista ou gastar dinheiro.

Neste texto, vamos mostrar as principais causas de entupimento e 3 dicas ótimas de como desentupir o sifão da pia por conta própria. Acompanhe e boa leitura!

Por que o sifão da pia entope?

Podem ser vários motivos. Se você, por exemplo, tem o costume de lavar a grelha do churrasco na pia da cozinha, certamente vai ter mais chance de entupir o sifão. São restos de carne, gordura e esponja de aço se acumulando e fechando o fluxo da saída de água. Veja as causas mais comuns de entupimento do sifão.

Acúmulo de gordura 

Quando removemos a oleosidade das vasilhas com o detergente, o que acontece é que transformamos as grandes placas de gordura em partes bem pequenas para facilitar sua descida pelo encanamento. 

Você sabe, é um material grudento que se fixa aos lugares com facilidade. Então, os resíduos sólidos se grudam ali e acabam formando os pontos de entupimento no sifão. 

Resíduos sólidos

Como destacamos acima, esse tipo de resíduo também colabora para o mau funcionamento do sistema de escoamento de água. Veja quais tipos de resíduo que frequentemente entopem as pias:

  • borra de café;
  • restos de comida;
  • pedaços de embalagem plástica;
  • casca de ovos;
  • pedaços de esponja comum e de aço;
  • cabelo (no caso dos banheiros).

Como desentupir sifão da pia?

Antes de chamar o especialista, calma! Se você não tem ideia de como desentupir o sifão da pia, vamos explicar agora mesmo alguns procedimentos bem simples, qualquer pessoa vai poder fazer em casa.

1. Vinagre e bicarbonato de sódio

Trata-se de uma alternativa bem fácil. Despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e depois 1/2 xícara de vinagre branco. Aguarde mais ou menos 10 minutos, despeje água bem quente para ajudar no escoamento e dissolução da mistura. 

2. Água quente e sabão em pó

Essa tática visa “lubrificar” ou tornar o encanamento mais “deslizante”. Esquente a água, adicione bastante sabão em pó e despeje vagarosamente no ralo. O calor da água também derrete os pontos de gordura e expande um pouco o sifão, isso ajuda a escoar os resíduos. 

3. Mangueira

Se tiver disponível uma mangueira com boa pressão, fica fácil desentupir o sifão da pia. Basta inserir uma ponta da mangueira pelo ralo e ligar a água. A pressão deve ser forte o suficiente para desobstruir o problema, mas dá para usar também a própria mangueira para fazê-lo, empurrando-a para baixo e pressionando a obstrução. 

Quando devo trocar o sifão da pia?

Observe se há lodo ou formação de algas no sifão. Se for o caso, já está na hora de trocar. É comum que os sifões velhos ou de má qualidade comecem também a apresentar pequenas fissuras na parte sanfonada.

Fique de olho para identificar esses pequenos vazamentos e trocar rapidamente a peça danificada. Além de infiltrações mais sérias, o sifão velho pode colaborar para o aumento da umidade no gabinete da pia e proliferação de fungos prejudiciais à saúde humana. 

Aprendeu como desentupir o sifão da pia? Super simples e sem segredos, não é verdade? Agora, é claro que você vai ficar de olho nos sinais de “saúde” dessa peça e, se precisar, já sabe muito bem como começar o trabalho. 

Para aprender um pouco mais sobre o sifão, dá uma olhada nesse outro artigo do nosso blog. Conhecimento prévio é a chave para evitar contratempos, concorda? Até mais!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.