Saber como eliminar traças e deixar a casa livre desses pequenos animais é um alívio para todos. Por isso é importante entender os tipos de traças, os hábitos e quais são os fatores que influenciam na eliminação delas.
Sabemos que as traças podem ser de dois tipos: as que atacam os livros devido ao amido presente nesses materiais e as que tem predileção por matéria orgânica proveniente de comidas e suor.
Ficou curioso para saber mais? Então, fique por aqui e leia nosso conteúdo!
Mantenha a casa limpa e arejada
As traças preferem locais úmidos e escuros, portanto é preciso evitar essas condições. Parece óbvio, mas manter a casa limpa e arejada é a melhor estratégia para evitar o aparecimento das traças e outras pragas.
A limpeza completa das gavetas da cozinha, dos armários de roupas e das caixas de documentos deve acontecer frequentemente, pois ajuda a detectar as traças de forma precoce e evitar a destruição dos itens da casa.
Então, é sempre recomendável limpar adequadamente as gavetas e armários com produtos desinfetantes, mantê-los abertos após o procedimento e verificar constantemente a presença de traças.
Utilize solução de vinagre
Uma das estratégias para eliminar as traças é fazer uma solução com 50% de água e 50% de vinagre branco, borrifando esse líquido nas roupas em que as traças ou as larvas apareceram anteriormente.
A solução de vinagre é capaz de eliminar as traças, reduzindo consideravelmente novos focos. Porém é preciso ficar atento para não deixar as roupas úmidas, o que manteria o ambiente propício para novos focos.
O ideal é borrifar a solução de vinagre e deixar as roupas secarem naturalmente para depois organizá-las de forma adequada. Atenção deve ser dada aos cantos escuros e úmidos em que não é possível alcançá-los facilmente para borrifar a solução.
Utilize sachês aromáticos
Outra forma de eliminar as traças é colocar sachês aromáticos nos locais em que elas mais aparecem, como as gavetas e armários da cozinha como também nas prateleiras de livros e documentos.
Os sachês à base de capim limão ou especiarias (em especial com cravos) podem ser comprados prontos ou feitos manualmente com a quantidade desejada. Em seguida, devem ser colocados nos cantos, quinas e gavetas.
Cascas secas de limão também podem ser usadas, pois o cheiro que exalam ao longo do tempo, tendem a repelir as traças e outras pragas urbanas. Sendo assim é preciso trocá-las frequentemente para que mantenham o cheiro ativo.
Procure ajuda especializada
Quando as soluções caseiras são ineficazes ou a situação é mais complexa, como quando aparecem infestação de outras pragas (cupins, baratas, escorpiões, formigas) entre outras é preciso uma avaliação especializada.
Empresas que trabalham com dedetização contam com profissionais capacitados para diagnosticar o problema, prever as complicações, fazer um orçamento e acompanhar todo o serviço.
Além disso, as empresas especializadas utilizam produtos licenciados e autorizados pelas agências reguladoras, garantido comodidade e principalmente segurança para os moradores das residências.
Saber como eliminar traças é uma alternativa para evitar que essas pragas destruam roupas, papéis, invadem os alimentos e se proliferam descontroladamente nas residências e ambientes comerciais. Para além das soluções caseiras é possível pensar em um diagnóstico mais amplo realizado por empresas de dedetização e desinfestação que trarão soluções mais eficazes e seguras.
Portanto, se esse for o seu problema, entre em contato conosco que ofereceremos a melhor opção para desinfestação de pragas!