Dedetização de cupins: descubra quando e como fazer

Você não precisa ser expert em dedetização de cupins para descobrir o momento certo de cuidar da sua casa. Também chamada de “descupinização”, essa técnica é usada tanto para acabar com esse tipo de praga quanto para evitá-las.

Portanto, se pretende fazer a correta manutenção do lugar onde mora, a primeira coisa que vai precisar saber é identificar os sinais de que já é hora de chamar o especialista para avaliar a situação.

Neste texto, vamos falar sobre os diferentes tipos de dedetização de cupins para que você possa aprender sobre o assunto e buscar a melhor solução para seu caso. Acompanhe e boa leitura!

Quais são os principais tipos de cupins?

Existem centenas de tipos de cupins, mas os que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça são aqueles que conseguem se adaptar ao ambiente doméstico e urbano. De qualquer forma, você não vai querer nenhum deles em sua casa, confira algumas informações sobre esses insetos.

Cupins de madeira seca

São grandes vilões para os móveis, umbrais, portas e janelas de madeira. A colônia não costuma ser numerosa, mas eles conseguem ocupar o objeto por anos até serem descobertos. Costumam ficar em suas tocas sem precisar de contato com o solo. 

Cupins arbóreos

Têm mais presença em ambientes rurais, e como o nome sugere, suas colônias se formam nas árvores. Em ambientes domésticos prejudicam especialmente plantas, canteiros e hortas.

Cupins subterrâneos

Se desenvolvem nas paredes e outras partes de alvenaria da casa e são capazes de causar danos estruturais às edificações, caso as colônias não sejam controladas. Precisam de calor e umidade para sobreviver.

Em quais momentos a dedetização de cupins deve ser feita?

A dedetização de cupins deve ser feita periodicamente em prédios e condomínios, mas se você mora em casa, não se preocupe, basta ficar de olho!

Preste atenção aos sinais como pó de madeira, buracos pequenos e redondos nos móveis, partes ocas na alvenaria, caibros e telhado com os “caminhos” de barro… A seguir, veja o que fazer para acabar com os cupins em sua casa ou evitar que eles apareçam.

Você sabe quais são os tipos de descupinização?

Sim, para saber qual o melhor tipo de dedetização de cupins para o seu lar, você precisa conhecê-los. Por isso, confira a seguir o que fazer para lidar com essa verdadeira praga urbana.

Barreira química

É utilizada para combater os cupins subterrâneos. O técnico da dedetizadora aplica o inseticida diretamente no solo, parede, telhado e teto para eliminar os insetos.

Tratamento em madeiramento

O inseticida é aplicado em furos na madeira para acabar com a praga, e em seguida, pulveriza-se o produto sobre toda a peça para evitar novas infestações.

Tratamento em conduítes

Essa técnica consiste em bloquear as tocas com produtos químicos para isolar as colônias e barrar o seu crescimento.

Em qualquer tipo de dedetização de cupins, formigas e outros insetos, mantenha a proteção dos alimentos e eletrodomésticos. Os mantimentos devem ser acondicionados em potes herméticos ou embalados para não ter contato com o inseticida.

Deixe o local bem ventilado. Os cupins precisam de umidade para sobreviver e também por precaução para que o inseticida evapore sem causar danos à saúde dos moradores.

Além disso, fique longe do local por um período após a aplicação dos produtos para não ter contato com inseticidas tóxicos, viu?

A melhor maneira de acabar com uma infestação é com ajuda profissional para a dedetização de cupins. A opinião dos técnicos é muito importante para definir o tamanho das colônias e qual a melhor solução para o problema.

Fale com nossa equipe no 0800-3333-3000 e solicite um orçamento para acabar de vez com o seu problema de pragas urbanas!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.