Saiba como combater ratos em casa!

Entender como combater ratos é muito importante pela questão sanitária e de higiene. Afinal, além de serem vetores de doenças, são animais que causam vários problemas para os moradores e visitantes das residências.

Em geral, esses roedores têm hábitos noturnos e, quando são vistos pela casa durante o dia, correm rapidamente de um canto para o outro, pois têm medos dos humanos, que eles veem como ameaças.

Outro ponto importante é que eles aparecem em situações em que se observa grande acúmulo de lixo não recolhido; isso gera um ambiente propício para sua “curiosidade” e proliferação.

Quer saber mais sobre como combater ratos em casa? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Dados sobre a presença de ratos nas residências

Parece surreal, mas existem localidades do Brasil, em que esses roedores são vistos mais de uma vez ao dia pelos moradores, geralmente naquelas regiões em que a coleta de lixo é menos frequente.

Entre outras causas, estão também a questão do esgoto a céu aberto, as encanações subterrâneas construídas de forma errada e, em especial, aos hábitos inadequados os moradores da vizinhança, que despejam lixo na rua, fora dos padrões recomendados pelas normas de higiene.

Outro ponto importante é que os ratos e camundongos são animais que se comunicam pelo olfato. Por isso, quando eles percebem algo com odor intenso (como matérias orgânicas em decomposição) “avisam” rapidamente os outros, causando uma grande infestação.

Isso sem falar que a infestação de ratos é mais comum naquelas áreas menos favorecidas economicamente, mas pode acontecer também nas regiões mais nobres, desde que tenha condições para proliferação.

Riscos que os ratos podem trazer

Os ratos são uma grande dor de cabeça, em vários aspectos. Primeiro, porque transmitem mais de 200 doenças, incluindo leptospirose, peste bubônica, tifo e hantavirose. Isso, por si só, já é um grande problema, pois põe em risco a vida e saúde de adultos e crianças.

Mas, como se já não bastasse, eles ainda estragam roupas, objetos e alimentos. Quem já teve infestação de rato em casa, sabe como é desagradável encontrar documentos roídos por ratos. Eles destroem todo tipo de papel que encontram pela frente (e até móveis de madeira) para fazer seus ninhos.

Nas residências rurais, eles procuram os sacos com grãos para se alimentarem e acabam tornando todo o alimento impróprio (às vezes, estragam toneladas estocadas), pois contaminam tudo com pelos, urinas e fezes.

Se você pensa que para por aí, está muito enganado: os ratos conseguem roer objetos de chumbo, de alumínio, cimento, plástico e até tijolos.

Prejuízos dos ratos para a segurança e saúde pública

Com tudo isso, os ratos se tornam um problema de saúde pública. Quando atacam plantações, silos e celeiros em infestações, eles prejudicam setores produtivos inteiros, além de afetarem famílias e colocarem em risco o saneamento de regiões mais vulneráveis.

Com sua imensa capacidade de roer objetos, ratos já foram responsáveis por roer cabeamentos de energia, causando incêndios perigosos.

Dicas para combater ratos em casa

Pensando nos principais comportamentos dos ratos, nos transtornos emocionais que eles causam e nas precauções que devem ser tomadas para eliminá-los e evitar novas infestações, daremos algumas dicas efetivas. Veja a seguir!

Tampe e armazene adequadamente seu lixo

O acúmulo de lixo da cozinha — principalmente aquele que vem do preparo dos alimentos — é muito favorável à formação de bolor e à decomposição, porque tem muita matéria orgânica e mistura várias coisas diferentes, inclusive produtos que fermentam etc.

Em alguns lugares onde não existe coleta seletiva de lixo, até mesmo a matéria inorgânica atrai a presença de ratos, pois eles se escondem dentro de latas, caixas de papelão e outros itens.

Sendo assim, a medida mais efetiva é acondicionar os dejetos orgânicos separados do lixo seco, fechando bem os sacos para impedir a entrada de ar e para não deixar mau cheiro e líquidos que podem ser um chamariz para os ratos.

Outro ponto importante é verificar se a coleta de lixo é feita frequentemente, pois esse é o principal fator que interfere na proliferação de ratos, principalmente as ratazanas, que são até 10 vezes maior que os camundongos.

Quando mais tempo um lixo fica nas residências ou nos cestos de ruas, maior é a chance de os ratos se aproximarem, por causa das reações orgânicas que geram mau cheiro pelo processo de apodrecimento.

Então, se a coleta de lixo não estiver acontecendo nos dias certos, conforme o calendário divulgado pela prefeitura, cabe uma reclamação do serviço aos órgãos públicos para apurar a situação e cobrar medidas urgentes.

Feche entradas e saídas sem utilidade

Com os ratos têm hábitos noturnos, é possível que eles se escondam em brechas, orifícios e buracos pela casa durante o dia, para saírem à noite procurando comida pelo meio das casas e nas ruas.

Em geral, eles são atraídos pelo cheiro e costumam a remexer o lixo que foi acondicionado de maneira errada (principalmente o orgânico). Por isso que é tão comum desconfiar da presença deles quando amanhece: os sacos estão remexidos, roídos ou até completamente rasgados e revirados.

Penando nisso, feche os buracos que não tenham utilidade na casa ou coloque telas bem finas para impedir a entrada desses roedores, principalmente dos camundongos que são os menores.

Os buracos maiores ou as frestas nas paredes e canos devem ser tapados para evitar o deslocamento dos ratos. Colocar telas, quando não der para vedar completamente, também é útil nessas situações.

Faça manutenção do jardim

O jardim do quintal, quando bem cuidado, além de dar um aspecto bonito e frescor ao ambiente, também evita a proliferação de pragas como ratos e camundongos. Isso porque, nesse ecossistema, reina o equilíbrio vegetal e existe um mundo de pequenos animais

A manutenção bem-feita previne a invasão por ratos, que são herbívoros e podem destruir o jardim que foi elaborado com tanto cuidado para embelezar o ambiente e servir de habitat para borboletas e outros bichos não considerados pragas urbanas.

Por isso, é importante investir na poda correta das flores, na aplicação dos pesticidas recomendados e na verificação constante de caminhos na terra: eles são características das patas de ratos e camundongos.

Evite o acúmulo de entulho

O entulho que resulta de materiais de construção e reformas da casa são excelentes locais para os roedores se esconderem, pois podem se acumular por anos se não houver providências efetivas.

Além disso, eles oferecem ambientes fechados, escuros e secos: condições essenciais para a sobrevivência dos roedores. Assim se torna um local favorável para construção de uma grande comunidade de ratos ou camundongos.

Por isso, é importante que, depois de uma reforma que gerou muito entulho, ele seja recolhido e destinado corretamente para evitar a proliferação dos ratos e de outras pragas, e para combater aqueles que já se instalaram.

Faça dedetização periódica

A dedetização e a desratização periódicas são muito eficientes para manter as pragas longe das residências e dos prédios. É muito fácil que insetos e roedores se abriguem naqueles esconderijos que toda casa pode ter — fundações, sótão, porão etc.

Com o tempo, se não tiver uma limpeza minuciosa (que nem sempre é possível), se acumulam casas de aranha, cantos escondidos propícios para ser abrigos de pragas e insetos. Por isso, manter essa rotina é muito mais seguro e apropriado que se preocupar com isso somente depois de uma infestação.

Mantenha os ralos tampados

Os ralos abertos são um perigo, pois permitem que qualquer tipo de bicho retorne dos esgotos para dentro de casa. Não retire as tampas dos ralos por muito tempo. Faça isso somente para alguma limpeza momentânea, mas mantenha todos tampados constantemente.

Sem a tampa, você também pode permitir que algum camundongo que está pela casa entre no ralo e não consiga mais sair, causando um entupimento que depois pode gerar uma imensa dor de cabeça.

Use potes herméticos

Ratos sentem de longe o cheiro de alimentos: e eles comem muito! Para ter uma ideia, em seis meses, apenas dois ratinhos comem o equivalente a 14 kg. Por isso, prefira usar potes herméticos: aqueles que não deixam entrar ou sair ar. Assim, além de proteger os alimentos por mais tempo, você evita atrair roedores.

Principalmente se você tem despensa, não deixe restos de alimentos (como arroz, feijão e macarrão crus) em sacos. Prefira comprar potinhos herméticos e colocar etiquetas: fica muito mais organizado e seguro contra contaminantes e ratos.

Procure uma empresa especializada

A presença de ratos é uma situação bastante desagradável para os moradores. Para piorar, muitas vezes quem não conhece tecnicamente o assunto não consegue identificar as causas e as consequências disso.

Nesse sentido, a melhor saída é buscar ajuda especializada para realizar a desratização e dedetização além de recomendar outras medidas para combater ratos e impedir o aparecimento desses roedores novamente.

As empresas fazem um diagnóstico da situação, determinando os pontos de acesso dos roedores, recomendando novas medidas de contenção e dão a garantia dos serviços prestados.

Combater ratos em casa é uma tarefa desafiadora, mas é possível. As principais medidas de prevenção incluem o acondicionamento adequado do lixo, a manutenção do jardim, a vedação de buracos e frestas sem utilidade, o descarte do entulho de obra, a dedetização periódica, a vedação dos ralos e o uso de potes herméticos. Se essas medidas não forem suficientes, não pense duas vezes: recorra a uma empresa especializada em desratização para descobrir o problema e tomar as medidas mais eficazes.

Gostou das nossas dicas para sua saúde e segurança? Continue acessando nosso Blog, temos muito mais conteúdos para te ajudar.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.