Saiba como combater ratos em casa!

Entender como combater ratos é muito importante pela questão sanitária e de higiene. Afinal, além de serem vetores de doenças, são animais que causam impactos negativos nos moradores e visitantes.

Em geral, esses roedores têm hábitos noturnos e quando são vistos pela casa durante o dia correm rapidamente de um canto para o outro, pois temem pelos humanos, que são seus ameaçadores.

Outro ponto importante é que eles aparecem em situações em que são observados grande acúmulo de lixo que não é recolhido, gerando um ambiente propício para sua “curiosidade” e proliferação.

Quer saber mais sobre com combater ratos em casa? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Dados sobre a presença de ratos nas residências

Parecer surreal, mas existem localidades do Brasil, em que esses roedores são vistos a cada 20 minutos pelos moradores, principalmente naquelas regiões que a coleta de lixo é menos frequente.

Soma-se a isso, a questão do esgoto a céu aberto, as encanações subterrâneas construídas incorretamente e em especial aos hábitos inadequados os moradores da vizinhança, que despejam lixo em desacordo ao recomendado.

Outro ponto relevante é que os ratos e camundongos são animais que se comunicam pelo olfato e quando percebem algo com odor intenso, como as matérias orgânicas em decomposição, “avisam” rapidamente os outros da comunidade, causando uma grande infestação.

Ressalta-se também que a infestação de ratos é mais comum em áreas menos favorecidas economicamente, mas podem ocorrer também nas regiões mais nobres desde que tenham ambiente para proliferação.

Dicas para combater ratos em casa

Pensando nos principais comportamentos dos ratos, do transtorno emocional que eles causam e das precauções que devem ser tomadas para eliminá-los e evitar novos roedores, daremos algumas dicas efetivas. Veja aqui:

Tampe e armazene adequadamente seu lixo

O acúmulo de lixo da cozinha, principalmente aqueles provenientes do preparo dos alimentos, causa uma reação orgânica devido à decomposição e mistura dos itens que foram acondicionados na mesma sacola.

Em alguns lugares, em que não existe coleta seletiva de lixo, a adição de matéria inorgânica, também facilita sua entrada, pois eles se “escondem” dentro de latas, caixas de papelão e outros itens.

Sendo assim, a medida mais efetiva é acondicionar os dejetos orgânicos separadamente do lixo seco e vedá-los sem que ocorra vazamentos para não deixar um rastro de mau cheiro e líquidos que pode ser um chamarisco para os ratos.

Outro ponto importante é verificar se a coleta de lixo é feita frequentemente, pois esse fator é crucial para a proliferação desses roedores, principalmente os ratos que têm tamanho 10 vezes maior que os camundongos.

Quando mais tempo um lixo permanece nas residências ou nas cestas de ruas, maior é a chance dos ratos se aproximarem devido às reações orgânicas que causam odor intenso pelo processo de putrefação.

Portanto, se a periodicidade da coleta de lixo não estiver acontecendo conforme acordado com a prefeitura, cabe uma reclamação ao serviço público para apurar as causas e cobrar medidas urgentes.

Feche entradas e saídas sem utilidade

Com esses roedores têm hábitos noturnos, é possível que eles se escondam em gretas, orifícios e buracos pela casa durante o dia e quando anoitece, eles saem a procura de alimentos para o sustento.

Em geral, esses roedores são atraídos pelo cheiro e por isso tendem a remexer o lixo orgânico que foi acondicionado incorretamente e ao amanhecer os moradores desconfiam da presença deles.

Penando nisso é fundamental fechar os buracos que não tenham utilidade na casa ou colocar telas bem finas para impedir a entrada desses roedores, principalmente os camundongos que são os menores.

Os buracos maiores ou frestas nas paredes, canos, devem ser tapados para evitar o deslocamento de ratos. A inserção de telas, quando não é possível vedar completamente também é útil nessas situações.

Faça manutenção do jardim

O jardim do quintal, quando bem cuidado, além de dar um aspecto bonito e frescor ao ambiente, também evita a proliferação de pragas como ratos e camundongos. Isso porque, nesse ecossistema, reina o equilíbrio vegetal e dos pequenículos animais.

A manutenção bem feita previne a invasão desses roedores, que são herbívoros e podem destruir o jardim que foi previamente elaborado para ornamentação e habitat de plantas e bichos pequenos.

Por isso é importante investir na poda correta das flores, na inserção dos pesticidas recomendados e na verificação constante de caminhos na terra que são características das patas de ratos e camundongos.

Evita o acúmulo de entulho

O entulho proveniente de materiais de construção e reformas da casa são excelentes locais para os ratos e camundongos se esconderem, pois uma vez entulhados, podem se acumular por anos se não houver providências efetivas.

Além disso, oferecem ambientes fechados, escuros e secos, condição essencial para a sobrevivência dos roedores. Assim se torna um local favorável para construção de uma grande comunidade de ratos ou camundongos.

Por isso é importante que após uma reforma na casa que gerou muito entulho, esse seja recolhido após a finalização da obra, principalmente se já estiverem na caçamba, para evitar a proliferação e combater os ratos que já se instalaram.

Procure uma empresa especializada

A presença de ratos já uma situação inusitada e desagradável para os moradores, porém muitas vezes não é possível investigar as causas e as consequências disso pelo olhar de pessoas leigas.

Nesse sentido, a melhor estratégia é buscar ajuda especializada, para realizar a desratização e dedetização além de recomendar outras medidas para combater ratos e impedir o aparecimento desses roedores novamente.

As empresas fazem um diagnóstico da situação, determinando os pontos de acesso dos roedores, recomendando novas medidas de contenção, proporcionando a garantia dos serviços prestados.

Combater ratos em casa é uma tarefa desafiadora, porém factível para os moradores. As principais medidas de prevenção englobam o acondicionamento adequado do lixo, a manutenção do jardim, a vedação de buracos e frestas sem utilidade e o cuidar do entulho de obra. Se essas medidas não foram suficientes é fundamental recorrer a uma empresa especializada em desratização para descobrir o problema e instituir medidas mais eficazes.

Gostou do nosso texto? Então, entre em contato conosco e solicite nossa visita! 

 

 

 

 


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.