Desentupimento de rede pluvial: como funciona?

Durante os períodos chuvosos, é importante prestar atenção às obstruções no escoamento da água das chuvas. O desentupimento da rede pluvial, quando há uma grande quantidade de chuvas, torna-se muito mais complicado, por isso é importante se antecipar nos cuidados e na manutenção do escoamento.

Para saber mais sobre como evitar e combater o entupimento nas redes pluviais, leia este artigo até o fim!

O que são redes pluviais?

Redes pluviais são os sistemas de escoamento das águas da chuva. Essa água passa por um sistema de encanamento próprio, para posterior despejo em locais que contêm água naturalmente, como rios, córregos, mares e lagoas.

Assim, a água das chuvas que atinge empresas, condomínios e residências deve ser conduzida para seguir o trajeto natural: absorção pelo solo ou encaminhamento para o escoamento natural. A ideia é que as cidades sejam pensadas para ter baixa interferência no ciclo da água.

Como se trata de uma drenagem que segue por toda a cidade, inclusive nas calçadas, ruas e margens de rios e córregos, a maior parte da responsabilidade pelo cuidado com a rede pluvial é do poder público. No entanto, qualquer imóvel terá que observar as regras para direcionamento das águas das chuvas, a fim de evitar problemas estruturais, alagamentos e outros graves prejuízos decorrentes de uma drenagem defeituosa.

Rede pluvial e esgoto são a mesma coisa?

Não. A rede pluvial deve ser completamente separada do esgoto. Muitas pessoas interligam os dois sistemas por desconhecimento da existência de redes separadas. Além de ser incorreto, esse uso indiscriminado das redes pluviais e de esgoto é bastante perigoso.

Mandar a água das chuvas para o esgoto causa uma sobrecarga no sistema, fazendo com que o transbordamento de resíduos potencialmente tóxicos ocorra com mais frequência. O esgoto é um material que pode causar muitas doenças, poluição e transtornos e não deve ser misturado à água natural das chuvas, que é limpa e causa menos problemas de saúde e segurança.

Além disso, a mistura dos dois tipos de drenagem pode poluir rios, mares e lagoas. O destino do esgoto é o tratamento, enquanto o das águas pluviais é o escoamento. O tratamento dos dois como uma coisa só é uma infração ambiental, que gera punições diversas facilmente evitáveis se as normas técnicas de despejo forem respeitadas.

O que causa o entupimento de uma rede pluvial?

O entupimento da rede pluvial é causado, especialmente, pela falta de cuidados básicos com o que vai escorrer junto com as águas pluviais. Assim, as causas mais comuns para o entupimento das redes de drenagem são:

  • mistura com a rede de esgoto;
  • acúmulo exagerado de matéria orgânica, como poeira, pelos, cabelos e folhas de árvores, por falta de filtragem nos sistemas de escoamento;
  • descarte incorreto de lixo e falta de limpeza de pisos, valas e canaletas, fazendo com que a água carregue os resíduos para a rede;
  • manejo inadequado de produtos químicos, óleos e outros materiais que podem formar obstruções na drenagem.

Como é feito o desentupimento da rede pluvial?

O desentupimento da rede pluvial é feito com o uso de técnicas para remoção das sujeiras e incrustações do sistema. Como estamos diante de água da chuva, que vai para a natureza, toda e qualquer fonte de possível poluição deverá ser removida do sistema.

Uma das melhores alternativas para desentupimento da rede pluvial é a remoção manual ou mecânica das obstruções, com descarte correto dos resíduos. Como se trata de um trabalho que envolve o restabelecimento da rede de drenagem, mas também a segurança e responsabilidade ambiental, esse serviço deve ser feito por profissionais especializados no assunto.

Quais são as melhores alternativas para evitar entupimentos na rede pluvial?

O primeiro passo para otimizar a rede de drenagem pluvial é ter consciência ao construir e reformar os sistemas. Nunca misturar água de chuva com esgoto é o primeiro passo para a verdadeira responsabilidade ambiental.

Quem quiser aproveitar a água da chuva para descargas e sistemas de reúso também precisa prestar atenção à forma como o excedente da captação é tratado. Não é só porque o imóvel conta com um sistema de armazenamento de águas pluviais que não terá, obrigatoriamente, que seguir as regras sanitárias de manejo de águas de chuva.

Realizar revisões e limpezas e conferir os sistemas de drenagem antes da época de chuvas ajuda a evitar muitos problemas. Os ralos e as calhas devem estar limpos e contar com filtros para folhas e outras sujidades, evitando que os entupimentos ocorram. Além disso, a limpeza periódica do sistema com opções sustentáveis como o hidrojateamento é uma excelente forma de prevenir e combater entupimentos.

Ao utilizar produtos químicos, óleos e outros materiais que possam ser levados pela chuva, preste atenção: não jogue esses produtos nos ralos, nem deixe que produtos acumulem no chão. As chuvas carregam os resíduos para a rede, poluem as águas pluviais e podem causar entupimentos.

Por fim, é importante lembrar que um dos maiores causadores de alagamentos urbanos é o lixo descartado incorretamente. Preste atenção ao lixo produzido em seu imóvel e coloque o material para coleta apenas próximo ao horário de recolhimento. Depois que os coletores passarem, não esqueça de conferir se algum resíduo ficou para trás, limpando o chão, a lixeira e outros locais antes que a chuva leve a sujeira embora.

O desentupimento da rede pluvial é importante não somente para evitar alagamentos no período de chuvas, mas também para assegurar que a água chegue o mais limpa possível às fontes naturais. O tratamento dessa rede de escoamento deve ser feito de forma responsável e seguindo normas técnicas, a fim de prevenir problemas de contaminação das águas e garantir a saúde e a segurança nos grandes centros urbanos.

Ao contratar o serviço de desentupimento de rede pluvial, certifique-se de buscar profissionais especializados e que tratam o trabalho com a devida seriedade. A Desentupidora Fortaleza segue todas as normas técnicas em seus serviços, aplicando as melhores tecnologias para um trabalho limpo, responsável e eficiente.

Precisa de ajuda com seus sistemas de drenagem? Entre em contato conosco agora mesmo e receba orientações com o atendimento personalizado da Desentupidora Fortaleza!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.