Entenda de uma vez por todas o que é hidrojateamento e para que é usado

As empresas de desentupimento mais modernas dispõem de uma série de técnicas para desobstruir tubulações. Para quem precisa desse tipo de serviço, é interessante saber o que é hidrojateamento e suas aplicações. 

Trata-se de uma forma segura, ecologicamente correta e ágil para desentupir e que pode ser utilizada em vários casos. Para ser realizado exige o uso de equipamentos especiais e profissionais habilitados, consistindo numa ótima opção para desentupimentos e manutenção preventiva em sistemas de drenagem.

Para aprender mais sobre o hidrojateamento, como é feito e as vantagens de usar a técnica, acompanhe este artigo até o final! Separamos as principais informações para que você entenda melhor o assunto.

O que é hidrojateamento?

Hidrojateamento é uma técnica que utiliza um jato de água pressurizada. Pode ser usado para as mais diversas finalidades como limpeza de superfícies, desentupimento de tubulações e sistemas de esgoto. Os jatos também podem ser usados para lavar com pressão, aberturas para ar condicionado e para eliminar detritos de escavação deixados ao instalar cabos subterrâneos.

Após análise do tipo de entupimento, é possível escolher entre o desentupimento com cabos, para os casos mais simples. Se a obstrução for de difícil alcance ou se identificar outras particularidades, pode ser aconselhado usar o hidrojateamento.

Caso se defina que o hidrojateamento é o método mais adequado para desentupir os sistemas de drenagem, a execução do trabalho é feita com a introdução do jato de água pressurizada nos tubos. A pressão é regulada para que seja suficiente para empurrar a sujeira, lodo e massas que se acumulam nas paredes dos canos.

Assim, o hidrojateamento elimina o bloqueio, limpando a parte interna dos tubos e restabelecendo o fluxo normal dentro dos canos. O material removido escoa normalmente, seguindo o destino dos resíduos que normalmente passam por aquele encanamento.

O hidrojateamento pode ser usado em casas, condomínios, apartamentos, indústrias e comércios. Ele serve como uma opção a mais para a limpeza e desentupimento, podendo ser usado tanto em emergências como forma de manutenção preventiva.

Quais são os tipos de hidrojateamento?

O hidrojateamento geralmente é dividido de acordo com a quantidade de pressão do jato. A unidade de medida para a pressão é a libra por polegada quadrada (psi). Assim, quanto maior a psi, maior a pressão de um hidrojateamento.

Baixa pressão

São consideradas de baixa pressão as aplicações de hidrojateamento até 5.000 psi. Como a pressão é baixa, a água é pulverizada em neblina ou lâmina, de acordo com a finalidade do jato. É uma opção eficaz para limpeza de canos de PVC, lavagem de fachadas e outras modalidades de lavagem de superfícies.

Alta pressão

O hidrojateamento de alta pressão requer equipamentos mais potentes, pois será emitido um jato com pressão entre 5.000 e 10.000 psi. A alta pressão é indicada para limpeza pesada, mas não danifica as superfícies em que é aplicada, desde que seja feita com a técnica correta.

Quando falamos de desentupimento com hidrojateamento, estamos nos referindo à aplicação da tecnologia de alta pressão. O equipamento pressuriza a água o suficiente para eliminar bloqueios das linhas de drenagem, conseguindo remover:

  • resíduos acumulados de vários tipos, como restos de alimentos, ossos e acúmulo de amido;
  • graxa;
  • gordura;
  • lamaçal e lodo acumulados por longo prazo;
  • bloqueios causados por cabelos, creme dental, sujeira, folhas, raízes de plantas e outros elementos que causam entupimento.

Ultra pressão

A ultra pressão, quando falamos em hidrojateamento, é o jato pressurizado com mais de 10.000 psi. É indicado para aplicações industriais, limpando internamente caldeiras e outros equipamentos.

Quais as maiores vantagens do hidrojateamento?

O hidrojateamento oferece muitos benefícios para os mais diversos perfis de usuários. No desentupimento, podemos destacar:

  • ao contrário da inserção de cabos, em que é possível ocorrer danos aos tubos, além de riscos que favorecem o acúmulo de substâncias dentro dos canos, com o hidrojateamento não ocorrem danos às tubulações, que são completamente limpas sem a ocorrência de riscos;
  • não gera lixo nem resíduos, pois as sujeiras e obstruções são escoadas dentro dos canos, resultando num serviço final muito mais limpo do que se os resíduos fossem removidos do encanamento;
  • prevenção de recorrências de entupimentos, aumentando o espaço entre a solicitação de serviços;
  • usa apenas água limpa, sem precisar de produtos químicos corrosivos nem substâncias potencialmente tóxicas e poluentes, eliminando o risco de contaminação ambiental;
  • pode ser aplicado mesmo em locais onde não pode haver contaminação por partículas sólidas, especialmente metálicas;
  • pode ser utilizado para desentupimento, mas também como forma de manutenção periódica dos sistemas de drenagem, evitando intercorrências e a necessidade de gastar mais com serviços de urgência.

Como escolher uma empresa para desentupir com hidrojateamento?

O hidrojateamento envolve o uso de aparelhos modernos e por isso é ainda mais importante contar com profissionais qualificados para manusear as máquinas. Assim, é essencial contar com uma empresa experiente no assunto, que use equipamentos de boa procedência e tenha uma equipe bem treinada para o atendimento.

A Desentupidora Fortaleza atua há mais de 20 anos na cidade de São Paulo, região da Grande São Paulo, ABCD e algumas cidades do litoral e interior. O atendimento é feito 24 horas, com agilidade, segurança e responsabilidade ambiental.

Além de funcionar como desentupidora 24 horas, a Desentupidora Fortaleza também oferece dedetização, limpeza de caixas d’água, fossas, caixas de gordura, caldeiras e coifas. Com um rol variado de serviços e atendendo a clientes comerciais, industriais, condomínios e residências, a Desentupidora Fortaleza oferece aos seus clientes preço justo e condições variadas de pagamento.

Ao contratar os serviços da Desentupidora Fortaleza, os clientes contam com garantia no serviço, profissionais bem treinados e equipamentos com tecnologia de ponta. Tudo isso para garantir bons resultados e manter a satisfação dos clientes.

Aprender o que é hidrojateamento é útil para descobrir como fazer manutenção preventiva em canos e tubulações. Além disso, pode ser uma opção importante em momentos de urgência. Contar com uma empresa que consegue fornecer o hidrojateamento como opção de serviço é muito interessante, pois se trata de uma forma prática e efetiva de desentupir encanamentos.

Agora que você aprendeu mais sobre hidrojateamento, veja como a Desentupidora Fortaleza utiliza a tecnologia em seus serviços!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.