ATENDIMENTO 24 HORAS

Afinal, quando limpar a caixa d’água? Entenda aqui

Ter dúvidas sobre quando limpar a caixa d’água é normal, afinal, nem todo mundo tem grandes conhecimentos sobre o tema. No entanto, é bom ficar por dentro de alguns detalhes: fazer limpeza e desinfecção periodicamente é muito importante para garantir a qualidade da água que você e sua família consomem.

O ambiente da caixa d’água, tanto para casas comuns quanto para condomínios, é propício para o surgimento e proliferação de microrganismos, e quando não está devidamente tratado, essa possibilidade fica ainda maior.

Quer saber o momento ideal de quando limpar a caixa d’água? É sobre isso que falaremos neste texto. Acompanhe e boa leitura!

Quando limpar a caixa d’água?

A resposta mais simples para essa pergunta é: de 6 em 6 meses. Mas, atenção! Verifique as condições sanitárias de sua caixa d’água sempre que possível. Observe se há presença de larvas, algas, sujeira depositada no fundo e incrustações nas paredes do recipiente.

Pragas urbanas e infestações aparecem durante todo o ano, por isso, quanto antes forem descobertas, mais fácil será sua remoção. Além disso, o acúmulo de material biológico na caixa d’água pode causar várias doenças, como febre tifóide e gastroenterite.

Como realizar a limpeza da caixa d’água?

Quando limpar a caixa d’água você já aprendeu. Agora, vamos passar algumas dicas caso queira realizar essa tarefa por conta própria. Trata-se de um procedimento relativamente simples, para as caixas d’água menores, mas bem trabalhoso.

Limpeza de caixa d’água por conta própria

Separe um dia inteiro, será necessário esvaziar e encher a caixa d’água algumas vezes e isso leva algum tempo. Para limpá-la, você precisará dos seguintes materiais:

  • água sanitária (evite sabão aromático);
  • esfregão ou escova;
  • bucha ou esponja;
  • balde;
  • panos limpos.

Desligue o registro da caixa e apoie a bomba hidráulica com um arame ou cordão, deixando-a desativada. Esvazie o conteúdo, reservando apenas o suficiente para a sujeira do fundo não descer para o cano. 

Limpe as paredes e o fundo com o auxílio da escova, esponja e água sanitária. Cuidado para não fazer força excessiva e danificar o material da caixa d’água. Depois, remova toda a água suja com balde e panos.

Na sequência, deixe a água entrar, até cerca de 50 cm, e acrescente meio litro de água sanitária para cada 500 l de água potável. Aí, é só abrir torneiras e registros e deixar que essa solução desça por todo o encanamento.

Não utilize a primeira água armazenada para consumo humano ou animal, lavar roupas ou molhar as plantas. Dê preferência para lavagem do quintal e outros tipos de faxinas mais “pesadas”.

Limpeza de caixa d’água com ajuda técnica especializada

A melhor forma de garantir a correta lavagem e sanitização da caixa d’água é contratar uma empresa desentupidora especializada. Os técnicos são mais rápidos, experientes e trabalham com produtos adequados para essa finalidade.

As empresas seguem rígidas normas de Segurança do Trabalho e são fiscalizadas pelos órgãos de vigilância sanitária do país. Ou seja, é a certeza de que todos os procedimentos e produtos utilizados na limpeza da sua caixa d’água são devidamente adequados e aprovados pelas autoridades competentes.

Então, se tinha dúvidas de quando limpar a caixa d’água, agora já sabe que é de 6 em 6 meses, e melhor: descobriu que a melhor alternativa é deixar quem conhece do assunto resolver esse problema para você. A Fortaleza Desentupidora vai ajudar. 

Converse com a nossa equipe de atendimento! A Fortaleza Desentupidora está disponível 24 h para a cidade de São Paulo, solicite um orçamento em seu imóvel.

Últimas do blog