Saiba como evitar baratas definitivamente com dicas práticas!

Saber como evitar baratas é fundamental para manter o ambiente limpo, além de deixar as pessoas despreocupadas com essas criaturas que causam insatisfação e agonia quando aparecem.

Existem algumas soluções preventivas caseiras que podem evitar o aparecimento desses insetos ou sua proliferação. No entanto, se o problema for grande ou proveniente de estabelecimentos próximos, uma ajuda especializada será essencial.

Além disso, nas épocas mais quentes do ano é comum que baratas e escorpiões se proliferem, aparecendo com mais frequência, especialmente nas cozinhas e em ambientes da residência que acumulam objetos sem uso.

Por isso, se quiser saber mais sobre como evitar baratas, conheça as dicas práticas que trouxemos! Continue lendo o post!

Quais são os problemas causados pelas baratas?

As baratas são insetos que têm preferência por restos de alimentos, água, abrigo e acessos fechados. Em geral, são mais encontradas na cozinha, mas também são vistas em quartos, banheiros e recintos mais úmidos.

Além de assustar as pessoas em suas residências, as baratas podem “trazer” contaminantes devido aos diversos lugares pelos quais transitam, o que pode ser ainda mais preocupante, principalmente porque se locomovem para dentro dos armários dos mantimentos.

O aparecimento de baratas também denota falta de higiene e asseio das pessoas. Isso causa transtornos para os moradores e vergonha quando recebem visitas, o que deixa o clima desconfortável.

Quais são as práticas que contribuem para o aparecimento das baratas?

Saber como evitar as baratas deve ser baseado em uma análise minuciosa dos ambientes e dos comportamentos dos moradores da casa, para que as atitudes sejam certeiras e evitem novos problemas.

Recipientes de alimentos abertos

Qualquer alimento exala cheiro em intensidades diferentes, e esse é o chamariz para as baratas, principalmente se estiverem destampados. Por isso, a vedação dos vasilhames é fundamental, principalmente daqueles alimentos que não necessitam de refrigeração.

Lembrando que os produtos úmidos, que se deterioram facilmente, são os mais interessantes para as baratas. Por isso, sempre que possível, eles devem ser armazenados em geladeira, de preferência em potes de vidro.

Falta de consertos nos canos

O encanamento sem problemas não traz nenhuma possibilidade para entrada de baratas, porém, quando estão rachados, enferrujados ou muito secos, são verdadeiros túneis para essas pragas.

Por isso, ao menor sinal de um problema no encanamento, recomenda-se o conserto imediato ou avaliação de uma empresa especializada em casos mais complexos, a fim de reduzir os danos

Migalhas de alimentos

É comum que as pessoas se alimentem de alimentos esfarelentos, que desprendem migalhas durante a mastigação. Dependendo da quantidade, muitos moradores não entendem que a permanência desses restos de alimentos é muito prejudicial.

Isso porque, em algumas situações, essas migalhas permanecem por longos períodos, principalmente se caírem em locais de difícil acesso, como o interior dos sofás, os vincos das cadeiras e mesas, entre outros.

Por isso, é aconselhável que as refeições sejam feitas apenas na cozinha e, quando realizada na sala de jantar ou estar, que se faça a remoção imediata da sujeira para diminuir as chances de aparecimento das baratas

Quais são as dicas para evitar baratas na residência?

O primeiro passo é manter o ambiente sempre limpo, especialmente as louças que tiverem grande quantidade de gordura fixada. Panelas com restos de comida ou líquidos abertos também podem atrair essas criaturas.

Então, não é aconselhável deixar pratos, colheres e demais utensílios sujos após a última refeição da noite e lavá-los somente no dia seguinte, pois a matéria orgânica atrai essas pragas.

A matéria orgânica é uma das fontes de alimentos das baratas e são atrativos para elas, principalmente quando estão em estado de putrefação, o que em ocorre em questão de horas, exalando um cheiro mais forte e desagradável quando estiver em ambiente mais úmido.

Outro local de grande preferência são os recintos escuros ou pouco ventilados, que garante para elas um grande esconderijo contra os predadores, que são os animais como ratos, ratazanas e o homem.

Sendo assim, outra atitude importante é limpar frequentemente os locais menos utilizados da casa, como gavetas e fundos dos armários, quartinhos “da bagunça”, cômodas com roupas de inverno, entre outros.

Também é possível utilizar alguns repelentes feitos de forma caseira e prática que ajudam a manter as baratas longe do ambiente residencial. Vamos conhecer as sugestões mais usuais!

Faça um borrifador com álcool e cravo

Uma solução de álcool 70% com algumas unidades de cravo é uma alternativa para afastar formigas, baratas e outras pragas. O álcool é um antisséptico que mantém as superfícies isentas de micróbios, deixando o ambiente menos contaminado. Por isso, serve como um excelente veículo para as soluções baraticidas caseiras.

Já os cravos, devido ao seu odor forte, são repelentes naturais dessas pragas urbanas. Por isso, é interessante fazer essa solução e borrifá-la em superfícies lisas, como pias de mármore, mesas de vidro etc.

Deve-se tomar cuidado para não borrifar essa solução em móveis de madeira e compensado, pois o álcool mancha essas superfícies e pode danificar permanentemente as estruturas com o tempo.

Utilize pequenos pedaços de naftalina

A naftalina consiste em pastilhas brancas que são vendidas em locais específicos, como lojas de construção, de limpeza pesada e demais casas especializadas na eliminação de pragas urbanas.

As pastilhas de naftalina devem ser colocadas em locais onde ocorre o aparecimento das baratas, principalmente naqueles mais fechados, pois o odor pode incomodar as pessoas.

É importante mencionar que a naftalina não elimina as baratas, ela apenas as afasta do local. Por isso, é preciso que os moradores utilizem outro método para exterminá-las caso apareçam em outros lugares nos quais a substância não tenha sido colocada.

Encontre os esconderijos

Quando se percebe a presença das baratas, é interessante observar o caminho que elas fazem e onde se escondem para tomar as medidas corretivas e preventivas necessárias. Nessa situação, fica mais fácil eliminá-las.

Outra dica é observar o ambiente que elas apareceram e verificar se ainda existem fezes ou outros animais, pois, assim, consegue-se analisar se a presença das baratas é recente ou antiga no ambiente.

Conserte os vazamentos

Como já foi mencionado, o encanamento, quando está em condições precárias, pode facilitar o aparecimento das baratas. Por isso, uma das medidas para evitá-las é consertando essas tubulações.

Dependendo da complexidade do vazamento e do tipo de tubulação, é importante buscar ajuda especializada para não causar transtornos com os vizinhos próximos, principalmente quando existe o compartilhamento dos canos.

Limpe a gordura

Gordura que se fixa na panela e as pessoas deixam para retirá-las no dia seguinte podem ser um chamariz para as baratas, principalmente se tiver um odor muito forte, associado aos temperos dos alimentos.

Por isso, o ideal é retirar a gordura presente nesses objetos com muito detergente e não deixar que fiquem de molho por muito tempo, pois, além de denotar falta de asseio, devido ao cheiro desagradável, também atrai baratas.

Faça uma mistura de açúcar refinado e ácido bórico

A mistura de uma parte de açúcar refinado e três partes de ácido bórico (substância encontrada em farmácias ou casas especializadas) é uma excelente armadilha para atrair e exterminar esses insetos.

Enquanto o açúcar atrai as baratas, o ácido bórico é tóxico para elas, então, a mistura costuma dar certo para eliminá-las. Além disso, esse composto não é prejudicial para os adultos, desde que preparado nas concentrações mencionadas.

No entanto, é importante evitar o uso da mistura em locais que crianças ou animais de estimação consigam acessar facilmente, pois eles podem ingeri-la e sofrer uma intoxicação não desejada

Insira talco nas tomadas

Colocar talco nas tomadas tem efeito repelente para baratas devido ao odor forte que emana desse composto, impedindo que as criaturas se locomovam até a cozinha e outras partes da casa.

Por isso, é aconselhável despejar pequenas quantidades de talco nas tomadas e vedá-las apropriadamente para evitar a chegada de baratas — além de outras pragas urbanas — por esse local.

Da mesma forma, é fundamental injetar spray repelente de pragas e deixar os ralos sempre vedados, principalmente os que ficam localizados nas áreas da cozinha, banheiro, lavanderia e outros.

Elimine rapidamente as baratas

Quando aparece uma barata andando pela casa, muitas pessoas ficam aterrorizadas e não tomam nenhuma atitude. Outras são mais corajosas e enfrentam rapidamente a presença dessas criaturas.

Por isso, assim que surgirem baratas em um ambiente, é recomendado eliminá-las com o uso de chinelos, panos fortes ou outro objeto, desde que seja certeiro para matá-las, caso contrário o caos se instala.

Também é interessante verificar em quais lugares elas mais aparecem para eliminá-las por completo e analisar se existe um local propício para novas proliferações dessas criaturas urbanas.

Procure ajuda especializada

Existem situações em que as medidas preventivas podem não ajudar a evitar as baratas. Além disso, a eliminação desses insetos que estão aparecendo não garante que eles sumiram por completo.

Portanto, é preciso avaliar o motivo do aparecimento das baratas, que pode ser uma infestação do vizinho ou alguma situação que facilite a proliferação dessas pragas, mesmo após a adoção de medidas caseiras.

Nesse caso, a melhor maneira de eliminá-las ou evitá-las permanentemente é procurar ajuda especializada para fazer um diagnóstico, realizar uma dedetização adequada e fornecer uma orientação completa.

Saber como evitar baratas é uma estratégia que previne o aparecimento dessas pragas. As diversas soluções caseiras existentes, como talco nas tomadas, mistura de açúcar e ácido bórico ou pastilhas de naftalina — além da manutenção da limpeza dos ambientes — são grandes aliadas para que esse incômodo inseto fique longe da sua casa.

E aí, gostou do nosso texto? Então, entre em contato conosco e saiba como evitar essas pragas!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.