Saiba como evitar baratas definitivamente com dicas práticas!

Saber como evitar baratas é fundamental para manter o ambiente limpo, além de deixar as pessoas despreocupadas com essas criaturas que causam insatisfação e agonia quando aparecem.

Existem algumas soluções preventivas caseiras que podem evitar o aparecimento desses insetos ou sua proliferação. No entanto, se o problema for grande ou proveniente de estabelecimentos próximos, uma ajuda especializada será essencial.

Além disso, nas épocas mais quentes do ano é comum que baratas e escorpiões proliferem e apareçam mais, especialmente nas cozinhas e em ambientes pouco utilizados da residência e que acumulam objetos sem uso.

Por isso, se quiser saber mais sobre como evitar baratas, conheça as dicas práticas que trouxemos! Continue lendo o post!

Quais são os problemas causados pelas baratas?

As baratas são insetos que têm preferência por restos de alimentos, água, abrigo e acessos fechados. Em geral, são mais encontradas na cozinha, mas também são vistas em quartos, banheiros e recintos mais úmidos.

Além de assustar as pessoas em suas residências, as baratas podem “trazer” contaminantes devido aos diversos lugares por onde transitam, o que pode ser ainda mais preocupante.

O aparecimento de baratas também denota falta de higiene e asseio das pessoas. Isso causa transtornos para os moradores e vergonha quando recebem visitas, o que deixa o clima desconfortável.

Quais são as dicas para evitar baratas na residência?

O primeiro passo é manter o ambiente sempre limpo, especialmente as louças que tiverem grande quantidade de gordura fixada. Panelas com restos de comida ou líquidos abertos também podem atrair essas criaturas.

Então, não é aconselhável deixar pratos, colheres e demais utensílios sujos após a última refeição da noite e lavá-los somente no dia seguinte, pois a matéria orgânica atrai essas pragas.

Outra atitude importante é limpar frequentemente os locais menos utilizados da casa, como gavetas e fundos dos armários, quartinhos “da bagunça”, cômodas com roupas de inverno, entre outros.

Também é possível utilizar alguns repelentes feitos de forma caseira que ajudam a manter as baratas longe do ambiente residencial. Vamos conhecer as sugestões mais práticas!

Faça um borrifador com álcool e cravo

Uma solução de álcool 70% com algumas unidades de cravo é uma alternativa para afastar formigas, baratas e outras pragas. O álcool é um antisséptico que mantém as superfícies isentas de micróbios, deixando o ambiente menos contaminado. Por isso, serve como um excelente veículo para as soluções baraticidas caseiras.

Já os cravos, devido ao seu odor forte, são repelentes naturais dessas pragas. Por isso, é interessante fazer essa solução e borrifá-la em superfícies lisas, como pias de mármore, mesas de vidro etc.

Deve-se tomar cuidado para não borrifar essa solução em móveis de madeira e compensado, pois o álcool mancha essas superfícies e pode danificar permanentemente essas estruturas com o tempo.

Utilize pequenos pedaços de naftalina

A naftalina consiste em pastilhas brancas que são vendidas em locais apropriados, como lojas de construção e de limpeza pesada e demais casas especializadas na eliminação de pragas.

As pastilhas de naftalina devem ser colocadas em locais onde ocorre o aparecimento das baratas, principalmente naqueles mais fechados, pois o odor pode incomodar também as pessoas.

É importante mencionar que a naftalina não elimina as baratas; ela apenas as afasta do local. Por isso, é preciso que os moradores utilizem outro método para exterminá-las caso apareçam em outros lugares nos quais a naftalina não tenha sido colocada.

Faça uma mistura de açúcar refinado e ácido bórico

A mistura de uma parte de açúcar refinado e três partes de ácido bórico (substância encontrada em farmácias ou casas especializadas) é uma excelente armadilha para atrair e exterminar esses insetos.

Enquanto o açúcar atrai as baratas, o ácido bórico é tóxico para elas, então, a mistura costuma dar certo para eliminá-las. Além disso, esse composto não é prejudicial para os adultos, desde que preparado nas concentrações mencionadas.

No entanto, é importante evitar colocar a mistura em locais que crianças ou animais de estimação consigam acessar facilmente, pois eles podem ingeri-la e sofrer uma intoxicação.

Insira talco nas tomadas

Colocar talco nas tomadas tem efeito repelente para baratas devido ao odor forte que emana desses artefatos, impedindo que as criaturas cheguem até a cozinha e outras partes da casa.

Por isso, é aconselhável despejar pequenas quantidades de talco nas tomadas e vedá-las apropriadamente para evitar a chegada de baratas – além de outras pragas urbanas – por esse local.

Da mesma forma, é fundamental injetar spray repelente de pragas e deixar os ralos sempre vedados, principalmente os que ficam localizados nas áreas da cozinha e do banheiro.

Elimine rapidamente as baratas

Quando aparece uma barata andando pela casa, muitas pessoas ficam aterrorizadas e não tomam nenhuma atitude. Outras são mais corajosas e enfrentam rapidamente a presença dessas criaturas.

Por isso, assim que surgirem baratas em um ambiente, é recomendado eliminá-las com o uso de chinelos, panos fortes ou outro objeto, desde que seja certeiro para matá-las.

Também é interessante verificar em quais lugares elas mais aparecem para eliminá-las por completo e analisar se existe um local propício para novas proliferações dessas criaturas urbanas.

Procure ajuda especializada

Existem situações em que as medidas preventivas podem não ajudar a evitar as baratas. Além disso, a eliminação desses insetos que estão aparecendo não garante que eles sumiram por completo.

Portanto, é preciso avaliar o motivo do aparecimento das baratas, que pode ser uma infestação do vizinho ou alguma situação que facilite a proliferação dessas pragas mesmo após a adoção de medidas caseiras.

Nesse caso, a melhor maneira de eliminá-las ou evitá-las permanentemente é procurar ajuda especializada para fazer um diagnóstico, realizar uma dedetização adequada e fornecer uma orientação completa.

Saber como evitar baratas é uma estratégia que previne o aparecimento dessas pragas. As diversas soluções caseiras existentes, como talco nas tomadas, mistura de açúcar e ácido bórico ou pastilhas de naftalina – além da manutenção da limpeza dos ambientes –, são grandes aliadas para que esse incômodo inseto fique longe da sua casa.

E aí, gostou do nosso texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.