9 dicas práticas de como evitar escorpiões em casa!

 

Muita gente teme a sua picada, mas se esquece de cuidados básicos sobre como evitar escorpiões em casa. Quando ocorre o acidente, os sintomas vão desde vermelhidão, inchaço e dor localizada até enjoo, dor de cabeça, espasmos musculares, vômitos e queda de pressão.

Acontece que, em algumas situações, a picada de escorpião pode até matar a pessoa. O Brasil teve mais de 140 mil casos nos últimos anos, vários deles com vítimas fatais. Daí a importância de proteger o ambiente contra o animal.

Por isso, é fundamental proteger seu lar, principalmente de idosos e crianças que são os mais vulneráveis às consequências da picada e tomar as providências necessárias para proteger todos os moradores.

Então, vamos conferir algumas dicas sobre como evitar escorpiões em casa? Veja só!

1. Elimine entulhos do local

Os escorpiões adoram ambientes com entulhos, pois eles se escondem nas frestas desses materiais abandonados, porque, teoricamente, eles não gostam de se expor ao ar livre. Por isso, as picadas ocorrem como forma de proteção aos possíveis predadores.

Então, se você realizou alguma obra ou reforma recentemente, ou se algum vizinho descartou os restos de materiais de construção na rua, fique de olho. O ideal é que vocês eliminem esses escombros adequadamente o mais rápido possível.

2. Cuide da limpeza dos quintais

O mesmo vale para lixos e outros objetos jogados em seu quintal. Até mesmo folhas secas e determinadas plantas em jardins são esconderijos propícios ao escorpião — como arbustos, trepadeiras e outras folhagens junto a paredes externas e muros.

A limpeza doméstica adequada é a melhor prevenção contra os escorpiões. Aproveite, então, todas as oportunidades que tiver para retirar os objetos que não têm justificativa de uso e podem ser descartados imediatamente.

3. Tampe os ralos da casa

Eles também podem surgir na rede de água e esgoto, sabia? Por isso, é importante cuidar bem da limpeza da sua caixa de gordura, por exemplo, e deixar os ralos da casa bem tampados e vedados.

Essa atitude previne também o aparecimento de outros insetos, como moscas e baratas. Elas, inclusive, são o alimento preferido dos escorpiões. Em algumas situações, é possível vedar com papel alumínio os principais ralos a fim de evitar que os escorpiões entrem nas casas, principalmente nos locais que são conhecidamente mais secos

4. Limpe os terrenos baldios vizinhos

De nada adianta manter a sua casa limpa e protegida se os arredores são propícios ao aparecimento do animal, não é mesmo? Então, se a sua rua tem terrenos baldios, é uma boa ideia identificar o proprietário do espaço, chamar a fiscalização local para inspecionar o local e tomar as medidas necessárias a fim de evitar que os escorpiões se estabeleçam ali — além de outras pragas, como formigas —, comprometendo a vizinhança.

Inclua nessas observações um pedido de solicitação aos proprietários para que aparem o mato alto e pulverizem pesticidas adequados na propriedade sem habitação para evitar o aparecimento de outros animais.

5. Evite frestas e buracos nas paredes

Paredes com buracos, rachaduras e frestas são bastante perigosas porque servem de esconderijo para o inseto. Ele também procura cantinhos e locais úmidos, pode até se enfiar dentro de tomadas mal-encaixadas e em toda a rede de instalação elétrica da casa.

Principalmente se houver crianças em casa, é importante manter todas essas aberturas bem fechadas, de modo que não ocorra nenhum incidente — com ou sem escorpião, ou outro tipo de animal.

6. Examine roupas e sapatos antes de utilizá-los

Roupas pouco utilizadas e colocadas em armários escuros e pouco ventilados podem ser um ótimo esconderijo para escorpiões, assim como sapatos fechados e botinas que podem abrigar esses animais.

Por isso, antes de utilizar uma roupa que está guardada por longos períodos, é fundamental inspecioná-la completamente, sacudindo bastante para que ocorra o desprendimento de qualquer animal. O mesmo procedimento deve ser feito para quaisquer calçados que estejam por ali.

7. Não pendure roupas na parede

Um hábito comum nas casas de campo ou entre pessoas que ainda não têm armários é pendurar roupas diretamente na parede, porém é possível que os escorpiões se escondam entre os tecidos.

Por isso, é aconselhável, mesmo que seja provisoriamente, providenciar um suporte de cabides para pendurar as roupas e examiná-las sempre antes do uso para evitar escorpiões em casa ou em outros lugares da casa.

8. Coloque o lixo domiciliar em sacos plásticos

Apesar de ser uma recomendação óbvia para evitar o aparecimento de qualquer praga urbana, é importante reforçar o porquê de essa atividade ser tão importante. A decomposição do material orgânico proveniente do lixo doméstico exala odores que estimulam as principais pragas e, por isso, é aconselhável que o lixo orgânico esteja bem vedado para se encaminhado ao destino correto e em menor tempo possível para evitar escorpiões em casa ou de qualquer outro pequeno animal.

9. Afaste a cama das paredes

Afastar a cama das paredes, principalmente em locais que já são conhecidos por terem escorpiões é importante para evitar que eles cheguem subam o móvel e causem acidentes com os residentes.

Como os escorpiões se movimentam rapidamente, eles podem passar da parede para a cama e, quando menos se esperar, ocorrerá a picada. Então, essa é uma das medidas que podem evitar o aparecimento desses animais.

Viu só como evitar escorpiões em casa depende, sobretudo, de higiene, organização e uma periodicidade nas limpezas? Se a sua residência tiver espaço, a criação de galinhas também pode ajudar a combater os insetos, pois elas se alimentam deles. No entanto, o mais importante é fazermos a nossa parte no dia a dia, mantendo tudo limpo e tampado.

Portanto, evitar escorpiões em casa é importante medidas caseiras simples além de contar com a conscientização de vizinhos. No entanto, se ocorrer a picada, é aconselhável levar o indivíduo imediatamente ao pronto atendimento, relatando para o médico o local em que o acidente aconteceu, o tempo decorrido até a chegada, quais sintomas apresentados, as doenças pré existentes e se o paciente faz uso de medicamentos, além das medidas caseiras realizadas. Assim, ficará mais fácil encontrar o tipo de tratamento adequado.

Agora que você já sabe o que fazer, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles podem se prevenir de escorpiões!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.