5 dicas práticas de como evitar escorpiões em casa!

Muita gente teme a sua picada, mas se esquece de cuidados básicos sobre como evitar escorpiões em casa. Quando ocorre o acidente, os sintomas vão desde vermelhidão, inchaço e dor localizada até enjoo, dor de cabeça, espasmos musculares, vômitos e queda de pressão.

Acontece que, em algumas situações, a picada de escorpião pode até matar a pessoa. O Brasil teve mais de 140 mil casos nos últimos anos, vários deles com vítimas fatais. Daí a importância de proteger o ambiente contra o animal. Vamos conferir algumas dicas? Veja só!

1. Elimine entulhos do local

Os escorpiões adoram ambientes com entulhos, pois eles se escondem nas frestas desses materiais abandonados. Por isso, se você realizou alguma obra ou reforma recentemente, ou se algum vizinho descartou os restos de materiais de construção na rua, fique de olho. O ideal é que vocês eliminem esses escombros adequadamente o mais rápido possível.

2. Cuide da limpeza dos quintais

O mesmo vale para lixos e outros objetos jogados em seu quintal. Até mesmo folhas secas e determinadas plantas em jardins são esconderijos propícios ao escorpião — como arbustos, trepadeiras e ouras folhagens junto a paredes externas e muros. Essa limpeza doméstica adequada é a melhor prevenção contra os escorpiões.

3. Tampe os ralos da casa

Eles também podem surgir na rede de água e esgoto, sabia? Por isso, é importante cuidar bem da limpeza da sua caixa de gordura, por exemplo, e deixar os ralos da casa bem tampados e vedados. Essa atitude previne também o aparecimento de outros insetos, como moscas e baratas. Elas, inclusive, são o alimento preferido dos escorpiões.

4. Limpe os terrenos baldios vizinhos

De nada adianta manter a sua casa limpa e protegida se os arredores são propícios ao animal, não é mesmo? Então, se a sua rua tem terrenos baldios, é uma boa ideia identificar o proprietário do espaço, chamar reforço para inspecionar o local e tomar as medidas necessárias a fim de que o local atraia o mínimo possível de escorpiões — e outras pragas — para as casas da vizinhança.

5. Evite frestas e buracos nas paredes

Paredes com buracos, rachaduras e frestas são bastante perigosas, porque servem de esconderijo para o inseto. Ele também procura cantinhos e locais úmidos e pode até se enfiar dentro de tomadas mal encaixadas e em toda a rede de instalação elétrica da casa. Principalmente se houver crianças em casa, é importante manter todas essas aberturas bem tampadas, de modo que não ocorra nenhum incidente — com ou sem escorpião.

Viu só como evitar escorpiões em casa depende, sobretudo, de higiene, organização e uma periodicidade nas limpezas? Se a sua residência tiver espaço, a criação de galinhas também pode ajudar a combater os insetos, pois elas se alimentam deles. No entanto, o mais importante é fazermos a nossa parte no dia a dia, mantendo tudo limpo e tampado.

Agora que você já sabe o que fazer, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles podem se prevenir de escorpiões!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.