Qual a diferença entre o desentupimento por hidrojateamento e por cabo?

Você conhece as diferenças entre hidrojateamento e cabo? As duas são técnicas muito eficientes para desentupir as tubulações. No entanto, cada uma tem um propósito bem específico e devem ser utilizadas em situações claras.

Por isso, é muito importante conhecer a diferença entre o desentupimento por hidrojateamento e por cabo para saber qual será a mais adequada para sua casa, apartamento ou condomínio. E isso deve estar claro antes mesmo de optar por um dos serviços.

Veja bem como é simples de entender. Quando há um entupimento, é comum encontrar pessoas que tentem desentupir o esgoto por conta própria. Essa atitude, porém, não é a mais indicada. Ao manusear equipamentos com os quais não se tem familiaridade, além da tarefa não ser nem um pouco eficaz, ela pode se tornar extremamente perigosa.

Afinal, desentupimentos caseiros geralmente são feitos com materiais químicos. Se a pessoa não estiver utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscara ou óculos, poderá se machucar ou intoxicar.

Por este motivo, é importante conhecer as formas corretas de realizar um desentupimento. Neste texto, vamos explicar a diferença entre desentupir os canos com hidrojateamento e cabo e te ajudaremos a fazer a melhor escolha para cada situação. Acompanhe a leitura!

O que é desentupimento por hidrojateamento e cabo?

O processo de desentupimento por hidrojateamento e cabo são duas técnicas diferentes de desobstrução. Cada uma delas apresenta uma singularidade e é destinada para determinada função e para diferentes ambientes. Detalharemos cada uma delas ao longo deste texto, mostrando os benefícios específicos e onde podem ou não ser usadas.

A técnica de desobstrução por cabo é eficiente e destinada ao reparo de pequenos entupimentos em pias, tanques e tubulações mais simples. Nessa situação, elas apresentam uma grande eficácia no desentupimento.

Já para desobstruir o sistema de esgoto como um todo, bem como a caixa de gordura e as incrustações nos canos, as sondas de aço para uso doméstico não são suficientes. No caso do esgoto e dos problemas crônicos, há outra técnica mais específica chamada hidrojateamento.

O que é desentupimento por hidrojateamento?

O processo de hidrojateamento acontece com o manuseio de um equipamento que dispara água em alta pressão dentro dos canos obstruídos. Essa técnica tem como principal objetivo pressionar os resíduos existentes e liberar a passagem.

Ao decidir pelo processo de hidrojateamento, provavelmente você terá uma solução extremamente eficiente e satisfatória. Está técnica remove qualquer sujeira dos canos por meio da pressão da água. E a pressão é tanta que ela pode chegar a 1000 kg/cm!

O hidrojateamento pode ser aplicada tanto para solucionar uma obstrução existente, quanto para limpar e prevenir um entupimento. Lembre-se: se você conseguir aplicar uma rotina de prevenção e limpeza, dificilmente terá algumas dores de cabeça no futuro ou problemas maiores para resolver.

O que é o desentupimento por cabo?

O desentupimento por cabo já foi a principal forma para desentupir o encanamento. Hoje em dia ainda é a técnica mais utilizada em situações simples de cano entupido.

Esta técnica de desobstrução funciona assim: a ação é realizada com um cabo bem longo e resistente. O equipamento é inserido por dentro da tubulação com o objetivo de remover os resíduos que estão causando a obstrução. Todo esse processo é feito por um profissional técnico qualificado, que sabe como não danificar as estruturas do cano.

Como escolher entre hidrojateamento e cabo? 

Cada uma das técnicas tem uma função específica para o desentupimento. O cabo, como relatamos acima, é um procedimento para as ocorrências mais fáceis, enquanto o hidrojateamento é acionado quando a primeira opção não é suficiente para resolver o problema de entupimento. A seguir, mostraremos como diferenciar e escolher cada uma das opções disponíveis, de acordo com as preferências e necessidades.

Onde pode ser aplicado hidrojateamento e cabo?

A forma ideal para realizar um desentupimento dependerá do contexto no qual esse se encontra. O hidrojateamento, por exemplo, não é indicado para tubulações antigas, pois esse tipo de estrutura já está mais danificada pelo tempo, e o processo utiliza a força dos jatos para desobstrução, atividade que pode danificar materiais com maior tempo de uso.

O serviço realizado por cabo, se for manuseado de maneira inadequada pode quebrar uma peça de cerâmica, como o vaso sanitário. Além disso, contra grandes obstruções o cabo pode não servir. Logo, para decidir qual processo escolher, sem danos futuros às estruturas envolvidas, é importante que a empresa contratada saiba dizer qual o procedimento mais indicado.

Qual a diferença de preço?

O hidrojateamento é um serviço mais caro do que o desentupimento por cabo, pois envolve equipamentos modernos e mão de obra qualificada para manuseio dos mesmos, enquanto o procedimento por cabo é bem simples de ser aplicado, e, consequentemente, mais barato. Porém, para que o procedimento ideal para a sua casa seja escolhido, é importante analisar o contexto geral da obstrução e sua estrutura.

Qual é a mais eficiente?

Em termos de eficiência, o hidrojateamento é o líder. Esta técnica remove toda sujeira e obstrução, deixando o cano limpo. Também tem o benefício de não precisar fazer sujeira dentro de casa para ter um resultado satisfatório. Sendo um processo bem limpo. E ainda mais importante, não agride o meio ambiente, a técnica é considerada ecológica pois não utiliza produtos químicos, como outros tipos de desentupimento, e nem gera resíduos tóxicos.

Qual é mais rápido de ser realizado?

No quesito rapidez, não há dúvidas, o hidrojateamento é muito mais rápido que o desentupimento por cabo. Isso porque no procedimento executado com o cabo, o técnico precisa acessar o ponto exato da obstrução, manusear o equipamento a fim de retirar o entupimento e depois testar para saber se a água realmente está fluindo. Enquanto na técnica realizada com o hidrojateamento, a desobstrução é feita com um jato que, por si só, remove as sujidades.

Como realizar o hidrojateamento e cabo?

Para executar este tipo de desentupimento, é necessário buscar por uma empresa que tenha boas recomendações dos clientes, para garantir que o serviço seja bem feito e não danificar as estruturas existentes. É um tipo de trabalho que tem um processo inicial muito importante, que é: receber a orientação correta dos técnicos. Pois eles podem dizer o que é melhor para o caso de entupimento na casa, se o hidrojateamento ou cabo.

Como contratar uma empresa especialista?

Para contratar uma desentupidora especializada na função, é necessário que essa ofereça todo o suporte que for preciso. A Desentupidora Fortaleza conta com os dois tipos de serviço e profissionais capacitados. Funciona 24h, desta forma, os atendentes sempre estão prontos para tirar qualquer dúvida. A empresa atua tanto em São Paulo capital quanto na região metropolitana.

O Hidrojateamento e cabo são duas técnicas excelentes para resolver entupimentos incômodos na sua casa. Além disso, pode ser realizado para prevenir obstruções futuras. No texto acima, apresentamos a diferença dos tipos de desentupimento, para resolver problemas em estruturas maiores ou menores e atender necessidades específicas, tornando possível diferenciar as duas técnicas. E o mais importante: tornando possível desentupir qualquer lugar que encontra-se com obstruções.

Para informações mais detalhadas sobre o serviço que necessita, entre em contato com a Desentupidora Fortaleza, que teremos o prazer de auxiliar no que for necessário!