Entenda mais sobre como funciona o hidrojato!

Chamamos de hidrojato um tipo de jato de água com pressão que pode ter diversas aplicações nas residências, condomínios e indústrias. Para usar essa técnica é necessário ter os equipamentos corretos e analisar a situação. De forma geral, o hidrojato é uma maneira rápida e eficiente de resolver questões de limpeza e entupimentos em superfícies e encanamentos variados.

As empresas que fornecem serviços de hidrojato contam com tecnologia de ponta para limpar e desobstruir entupimentos de forma fácil, limpa e ecologicamente correta. Contar com os serviços de hidrojateamento em diversas situações é muito interessante, por isso é bom saber como funciona o hidrojato e para que ele serve.

Confira a seguir as principais informações sobre o hidrojato e suas aplicações! Separamos os principais aspectos desse tema para que você entenda bem do assunto!

1. O que é hidrojateamento?

Hidrojateamento é o procedimento que aplica o hidrojato em alguma cavidade ou superfície. Essa técnica é aplicada usando água pressurizada. Para conseguir pressurizar a água, a empresa prestadora de serviços conta com aparelhos que aplicam pressão, bem como com bicos especiais para cada tipo de uso.

O hidrojateamento é muito versátil, podendo ser usado em ambientes residenciais, condomínios, empresas e indústrias. A água pressurizada limpa, remove incrustações e resíduos nos mais diversos locais.

Aprender o que é hidrojateamento é útil para descobrir como fazer manutenção preventiva em canos e tubulações. Além disso, pode ser uma opção importante em momentos de urgência. Contar com uma empresa que consegue fornecer o hidrojateamento como opção de serviço é muito interessante, pois se trata de uma forma prática e efetiva de desentupir encanamentos.

1.1. Quais são as indicações do uso de hidrojato?

O uso do hidrojato tem diversas indicações. Antes de aplicar a técnica nos locais é importante fazer uma avaliação com profissionais habilitados a prestar o serviço, que saberão manejar os equipamentos e realizar um serviço de qualidade. Entre as diversas indicações do hidrojato, podemos destacar:

  • limpeza de fachadas;
  • limpeza de encanamentos;
  • desentupimento de tubulações, galerias e outros sistemas de drenagem;
  • sistemas de esgoto e drenagem pluvial;
  • limpeza pesada industrial, em caldeiras, equipamentos e tubulações petroquímicas;
  • limpeza de fossas;
  • higienização de caixas d’água;
  • elimina detritos de escavação para instalações subterrâneas.

O hidrojateamento é perfeito para remover produtos químicos, resíduos, gorduras e impurezas. Mesmo em locais de difícil acesso, a água pressurizada será capaz de limpar e desobstruir com facilidade, seguindo o curso das tubulações e galerias onde for aplicada.

1.2. Quais são os locais que usam hidrojateamento?

O hidrojato é adequado para muitos locais, desde residências até indústrias. O que vai fazer com que a técnica seja usada em cada local é a quantidade de pressão e o tipo de bico pressurizador colocado na ponta da mangueira. Para garantir a segurança de todos, são feitas regulagens de acordo com a tarefa que será executada, atendendo aos critérios para uso em:

  • ambientes residenciais;
  • empresas e escritórios;
  • condomínios;
  • indústrias de variados portes.

2. Por que ele é importante?

O hidrojato é cada vez mais importante como alternativa sustentável, eficiente e econômica para limpezas e desentupimento. Não utiliza substâncias químicas nocivas, contaminantes ou poluentes. A água e a pressão fazem a remoção mecânica de resíduos, eliminando a necessidade de usar outros produtos na maioria das aplicações do hidrojato.

Além da importância ambiental, o hidrojato também é relevante porque é mais prático que as limpezas tradicionais, eliminando a necessidade de desmontar ou remover tubos para limpá-los por dentro. Assim, os serviços de drenagem passam por uma manutenção rápida e têm o desentupimento ágil, permitindo o retorno às atividades normais sem grande demora.

O hidrojato é aplicado de forma rápida e sem danificar as estruturas. Há diversas vantagens que serão demonstradas a seguir, mas certamente o hidrojato é uma opção importante por eliminar diversos inconvenientes dos outros métodos de limpeza e desentupimento.

3. Quais são as vantagens do hidrojateamento?

O hidrojateamento traz inúmeras vantagens aos diversos usuários e locais em que se aplica. A versatilidade dos procedimentos é um grande diferencial, pois é possível adotar o hidrojato para muitas finalidades, colhendo todos os benefícios de usar essa técnica de limpeza e desentupimento. Veja a seguir maiores detalhes sobre cada benefício!

3.1. Rápido e eficiente

O hidrojato faz a limpeza ou remove as obstruções de forma imediata. Como não se trata da aplicação de produtos químicos, não será necessário aguardar um tempo para verificar se o procedimento funcionou.

O efeito imediato também é muito mais eficiente que os outros métodos, pois além de desentupir, o hidrojato também limpa os encanamentos. Assim, enquanto no desentupimento com o uso de cabos e outros agentes é possível que a eliminação de resíduos seja parcial, resolvendo temporariamente o problema, a aplicação do hidrojato assegura a solução da obstrução de forma definitiva.

A eficácia do hidrojato é muito maior que a dos métodos tradicionais, pois ele consegue alcançar pontos que outras técnicas de desentupimento não conseguem. Tudo isso sem precisar desmontar, abrir ou entrar em locais de difícil acesso. Como é possível ajustar a técnica para vários tipos de encanamentos e sistemas, o trabalho é executado de forma eficiente em todas as suas aplicações.

3.2. Seguro

O hidrojateamento não utiliza produtos nocivos e é muito seguro. Os equipamentos de pressurização, quando usados por pessoal qualificado e com as regulagens corretas, não traz nenhum risco para os usuários e profissionais. Como se usa uma substância inofensiva, que é a água, não há riscos ambientais nem de poluição.

Além disso, a segurança do procedimento de hidrojato envolve a redução da necessidade de manipular resíduos. Quando se faz o desentupimento e limpeza de sistemas de drenagem, os resíduos escoam normalmente pela tubulação, sendo descartados naturalmente, sem a necessidade de lidar com lixo potencialmente tóxico.

Nos casos em que há necessidade de remover os resíduos, como na limpeza de caldeiras e fossas, a empresa especializada faz a remoção de todo o material, providenciando o descarte adequado. Assim, os moradores e funcionários das empresas não precisam se envolver no procedimento, ficando em segurança enquanto aguardam a conclusão do trabalho. As empresas especializadas no assunto oferecem o manejo adequado dos resíduos, com destinação correta, ecologicamente responsável e cumprindo todas as normas ambientais pertinentes à limpeza executada.

3.3. Remove totalmente das sujeiras

O hidrojato é forte o suficiente para limpar superfícies, sem danificá-las. Isso faz com que as sujeiras sejam completamente removidas, tanto em áreas abertas quanto na parte interna de galerias e tubulações. Com isso, é possível aumentar o espaçamento entre os pedidos de limpeza, trazendo um melhor custo-benefício que as técnicas de limpeza ou desentupimento mais superficiais.

Nas áreas que exigem a eliminação completa de partículas, como nas indústrias, o hidrojato é a melhor alternativa. A força da água elimina qualquer resíduo ou incrustação soltos pelo ambiente, assegurando uma limpeza que atende às normas técnicas do ambiente industrial.

Importante ressaltar que o hidrojateamento faz limpezas complexas, sendo recomendado mesmo em locais em que não pode haver contaminação. Assim, pode-se aplicar o hidrojato mesmo em resíduos sólidos, como partículas metálicas, com alta eficiência e segurança.

3.4. Gera menos danos às superfícies

O hidrojato é regulado de acordo com a superfície onde será aplicado. Os profissionais estão preparados para, identificando o material que passará pelo procedimento, fazer a limpeza com o máximo de pressão possível sem danificar as estruturas.

Diferentemente das limpezas com tracionamento, em que é necessário esfregar, ou nos desentupimentos com cabos, em que se insere algo sólido nos encanamentos, o hidrojato não arranha as superfícies. Com isso, a preservação de canos, paredes e sistemas hidráulicos é melhor.

Outro risco relevante que é eliminado ao aplicar o hidrojato é a quebra de canos. Os cabos inseridos em tubulações não têm tanto controle quanto à força aplicada, podendo gerar rompimentos e rachaduras em locais de difícil acesso, criando problema em vez de resolver o entupimento.

4. Quais são os diferentes tipos de hidrojateamento?

Há vários tipos de hidrojato, dependendo da pressão usada, aplicação do serviço e qual tipo de equipamento será adotado. O indicador de pressão do hidrojateamento é medido em libras por polegada quadrada (psi). Quanto mais psi em um procedimento, maior é a pressão aplicada. Veja a seguir os tipos de hidrojato de acordo com a pressão!

4.1. Baixa pressão

Na baixa pressão, temos os jatos de água de até 5.000 psi. A água é usada com bicos que projetam lâminas ou neblinas, de acordo com o uso do procedimento. Normalmente é usado para limpar canos de PVC que não apresentem obstrução, como limpeza preventiva e para aplicar pouca pressão nas emendas.

Também é a técnica usada para lavagem de muros e fachadas, bem como quaisquer superfícies visíveis. O hidrojato de baixa pressão é seguro e eficiente para ambientes com poucas sujidades, sem alta concentração de óleos e incrustações.

4.2. Média pressão

Quando o hidrojato é de média pressão, trata-se de um equipamento dez vezes mais potente do que os compressores de água tradicionais, mas que ainda não atinge alta pressão. Pode ser aplicado em desobstruções em canos de concreto, limpeza de canais fluviais, lavagens de concreto em geral e para limpeza em prédios e indústrias.

4.3. Alta pressão

O hidrojato em alta pressão serve para fazer limpeza pesada e desentupimentos, atingindo de 5.000 a 10.000 psi. Trata-se de uma pressurização relevante, que requer equipamentos adequados e profissionais bem treinados para aplicar o hidrojateamento em alta pressão.

Quando bem utilizado, o hidrojato em alta pressão é capaz de limpar e remover bloqueios e incrustações sem danificar as superfícies. Assim, é possível desentupir encanamentos, galerias e outras áreas de difícil acesso apenas aplicando o jato de água pressurizada.

4.4. Industrial

O hidrojato com aplicação industrial usa os equipamentos mais avançados para aplicar ultrapressão aos líquidos, atingindo mais de 10.000 psi, geralmente chegando até 40.000 psi. O hidrojateamento industrial é perfeito para locais em que não é permitida a acumulação de partículas como areia, granalhas de aço e vidro ou poeiras, sendo um processo de higienização limpo e seguro.

O uso é indicado para serviços pesados e materiais resistentes, normalmente presentes em instalações industriais como:

  • tubulações de metal;
  • caldeiras;
  • locais com resíduos de tintas, solventes e outras incrustações;
  • máquinas e equipamentos que processem itens gordurosos, como óleos e petroquímicos.

5. Como o hidrojateamento pode fazer parte da manutenção preventiva?

Para contar com o serviço de hidrojateamento não é necessário aguardar uma emergência. A aplicação do hidrojato de forma preventiva é muito indicada, fazendo com que ocorrências como entupimentos e danos a equipamentos deixem de acontecer.

Assim, a manutenção preventiva de qualquer tipo de tubulação pode ser feita com a aplicação do hidrojateamento. Com isso, a água pressurizada remove as sujidades e depósitos antes mesmo que eles interrompam o fluxo, fazendo com que os beneficiários do serviço não enfrentem problemas mais graves com suas tubulações.

A vantagem de fazer a manutenção preventiva com hidrojateamento, além de todas as vantagens próprias da técnica, também inclui a possibilidade de planejar a intervenção. Diferentemente do serviço feito em caráter emergencial, quando o hidrojato é usado de forma preventiva é possível escolher o melhor dia e horário para mexer nas instalações. Com isso as residências, empresas, condomínios e indústrias podem evitar grandes transtornos, programando a limpeza para um momento mais tranquilo do dia.

O uso de hidrojato para limpeza e desentupimento é muito útil em diversas situações. Para que o serviço seja bem executado é importante contar com profissionais especializados no assunto, que aplicarão as normas corretas, oferecendo um serviço ágil, eficiente e com garantia. É fundamental contar com uma empresa especializada, que adote a tecnologia correta para cada situação.

A Desentupidora Fortaleza trabalha há mais de 20 anos na região da Capital, Grande São Paulo, ABCD e várias cidades do litoral e interior. O atendimento é 24 horas, oferecendo uma gama variada de serviços como desentupidora 24 horas, dedetização, limpeza de caixa d’água, higienização de fossa, limpeza e desobstrução de caixas de gordura, caldeiras e coifas, além de hidrojato e sanitização para prevenir a Covid-19. Os clientes têm vários perfis, entre empresas, indústrias, condomínios e residências.

Quer consultar uma empresa especialista em hidrojato? Entre em contato conosco e confira as opções para você!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.