Por que a limpeza de sifão da pia é importante?

Embora seja uma das principais partes do encanamento em um imóvel e um dos responsáveis por fazer com que o fluxo funcione, algumas pessoas ainda sabem o que é e ainda por cima não costumam realizar a limpeza do sifão de forma periódica.

O sifão — também é conhecido como ralo sifonado — é um sistema que “filtra” restos de comida e sujeira (ou seja, detritos em geral), e evita que eles passem pelo encanamento e entrem nas tubulações, por que com certeza isso causaria entupimento.

Para evitar passar por qualquer incômodo desnecessário, é importante programar a limpeza periódica do sifão. Essa é uma medida simples e muito eficaz de evitar problemas grandes, como entupimentos que envolvem uma extensão grande do encanamento ou até quebra da tubulação.

Por isso, preparamos um post bem detalhado, para que você possa entender a importância do sifão, porque a limpeza periódica dele deve ser feita, como isso precisa ser realizado e quem são os profissionais mais aptos a fazer essa atividade. Vamos lá?

A importância do sifão no encanamento da casa

Você já parou para pensar porque todas as casas têm essa estrutura? São um item simples existente no projeto hidráulico de qualquer construção, mas, sem ele, nada funcionaria da forma que é hoje em nossas casas.

O sifão é um componente essencial no encanamento de uma casa. Ele faz parte da lista de toda obra ou reforma de cozinhas, banheiros e partes da casa que tiverem tanques, pias e lavabos. É fácil de instalar e muito útil, além de ter vários modelos no mercado.

Quando a cozinha ou banheiro começa a exalar mau cheiro vindo da pia, o motivo pode ser falhas no funcionamento do sifão. Ou ele está com problemas, ou dá sinais de entupimento ou foi mal instalado. Talvez você nem fizesse ideia de que ele era tão importante assim, não é? Pois saiba que ele tem um imenso “poder” para deixar o ambiente agradável (ou desagradável, se mal cuidado)!

O que é sifão?

Sifão é um componente que liga o ralo de pias, tanques e cubas à tubulação de água que vai para a rede de esgoto. Ele geralmente tem a forma de um U ou S e é feito de plástico, que é mais simples e barato, ou de metal, que é mais resistente, rosqueável e mais bonito.

O papel principal do sifão é o de evitar vazamentos, mas ele também impede que aqueles gases desagradáveis que vêm do encanamento invadam a casa, deixando tudo mal cheiroso. Além disso, ele tem a função de barrar a entrada de pragas que subam pelos canos como insetos e aranhas.

Para funcionar bem, a vedação tem que ficar perfeita, e ele deve estar todo rosqueado. Isso vai fazer com que a água da pia desça direitinho para o esgoto, sem vazamentos. Como o sifão tem uma forma curva, nesse caminho ele “segura” sujeiras, mau cheiro e dificulta a passagem das pragas invasoras.

Os diferentes tipos de sifão

Como falamos, há tipos de sifão diferentes, com material, tamanho e forma variados. Isso porque em muitas decorações ele fica aparecendo e tem que combinar com o restante dos cômodos. Além disso, o modelo da cuba, o volume de vazão de água e a finalidade da pia também podem interferir no tipo do sifão mais apropriado. Às vezes, vale a pena chamar um especialista no assunto.

De toda forma, para cozinha ou quando vai ficar escondido, o sifão de plástico costuma ser o mais popular. Acontece que ele se desgasta bem rápido, principalmente quando fica numa área que pega sol ou quando tem muito contato com produtos de limpeza. Por isso, sempre que começar a apresentar qualquer problema, é melhor trocar e evitar qualquer dor de cabeça maior.

Mas, fora essa diferença de material, tem outras questões. De modo geral, existem 5 tipos de sifão, com formas e características diferentes. Quer conhecê-los um pouco mais? Veja a seguir!

Sifão sanfonado

Esse sifão, que pode ser de plástico ou de metal, é bem versátil e se adapta a várias estruturas diferentes, porque ele pode ser estendido, mais encolhido ou colocado em várias direções. É muito usado nas pias das cozinhas e banheiros.

Sifão duplo

Já o sifão duplo é bem parecido com o sanfonado, mas tem o formato parecido com um “Y”, porque serve para atender duas pias ou dois tanques e fazer o escoamento para o mesmo ponto. É bem usado para banheiros de casais, por exemplo.

Sifão flexível

Esse modelo é branco e de plástico, que tem somente uma única curvatura, usado para casas que têm triturador na pia. É um tipo bem tradicional que pode ser de plástico, na cor branca ou cromado. Hoje quase não é mais usado.

Sifão articulado

Esse sifão é rígido e usado quando a pia e o encanamento não estão alinhados. Ele costuma ser de PVC ou metal cromado e não é enrugado (normalmente, costuma ser liso).

Sifão cromado

Por último, esse sifão tem acabamento cromado, é mais durável e mais caro. É muito usado naquelas cozinhas maiores.

O processo de instalação do sifão

Em todos os modelos, o processo de instalação é mais ou menos o mesmo. Quem faz o serviço, precisa usar adaptadores e arruelas, além de fita veda-rosca, para garantir que o sifão vai ficar totalmente rosqueado e bem vedado.

Para fazer a instalação, é preciso fechar a saída de água antes da instalação, retirar o sifão antigo no caso de troca e limpar a região. Somente depois de preparar tudo é que você deve passar a fita veda-rosca na saída da pia.

Antes de instalar, também é importante avaliar se o comprimento está bom. Se o sifão ficar muito grande, pode ser cortado com uma serra em arco. E se, no diâmetro, ficar maior ou menor que as entradas e saídas dos canos, você vai precisar de adaptadores para ajustar o encaixe.

Quando fizer a instalação, é muito importante que o tubo forme um U (para os modelos flexíveis), para o sifão cumprir seu papel corretamente.

Causas para o entupimento do sifão

Quando o sifão entope, geralmente é muito incômodo, e pode acabar se tornando algo bem frequente. Vários motivos podem causar o problema, mas normalmente a causa são os restos de alimentos e de gordura que ficam acumulados abaixo da passagem do ralo.

Um entupimento mais leve não causa muita dor de cabeça: você começa a notar que a água demora a descer. Mas depois o problema vai piorando, até chegar ao ponto em que os canos ficam totalmente bloqueados.

Mas, se tranquilize: dá para se prevenir do entupimento do sifão! Primeiro, é preciso entender que o encanamento não foi feito para receber resto de comida, borra de café, pedaços de sabão e muito menos óleo usado.

Quando os moradores derrubam essas coisas na pia, elas vão se acumulando dentro dos canos e dificultam a passagem da água. Você vai percebendo sinais: a cuba fica cheia de água quando alguém lava as louças e o escoamento é lento.

Às vezes, também é possível notar um cheiro forte vindo do ralo, que é causado pelos restos de alimentos decompostos que ficaram parados ali, devido à forma curva do sifão.

É importante que, ao menor sinal, você já tome providências e não deixe o negócio piorar. Quanto mais o problema progride, piores são as consequências. Então, periodicamente, vale a pena desmontar e limpar o sifão, retirando a sujeira acumulada.

Essa situação do ralo entupido é muito comum. Quer saber o tipo de coisa que mais se acumula no sifão e causa problema nos encanamentos e nas pias? Confira!

Cabelo

Muita gente tem o hábito de se pentear em frente ao espelho do banheiro, não é verdade? Isso faz com que vários fios de cabelo se soltem na pia que está ali diante da pessoa e desçam pelo ralo.

Não precisa muito tempo para eles se misturarem com restos de pasta de dente, sabonete e um monte de sujeira, formando um emaranhado muito propício a entupir o ralo e bloquear o sifão. Por isso, vale a pena se afastar na hora de se pentear ou fazer uma higienização, recolhendo os fios que caíram com um pano ou papel para jogar no lixo, sem ligar a torneira.

Uma dica bacana é colocar proteções nos ralos. Há vários modelos que dificultam ou até mesmo impedem a passagem dos fios para a parte interna do sifão. Vale a pena pesquisar!

Sabão

Muita gente não se dá conta que o sabão também pode entupir encanamentos. Sabia que as barras de sabão são feitas a partir de óleo e de gordura? Esse material se combina com os minerais presentes na água e deixa resíduos que entopem os canos. Para evitar que isso aconteça, faça algumas lavagens sem sabão ou usando detergente de louça.

Sujeira

Sabe quando você põe a louça com resto de comida na pia e espera que a água leve tudo embora pelos canos? Pois é, esse é um erro! Os canos não estão preparados para um volume grande de resíduos. Quanto mais sujeira você mandar, mais rápido seu sifão entupirá.

Então, para evitar entupimento e até mesmo o cheiro ruim de restos de comida decompostas, faça uma limpeza dos pratos fora da pia, retirando os resíduos maiores.

Acúmulo mineral

A água às vezes carrega muitas coisas que nossos olhos não conseguem enxergar, sabia? São minerais que ficam dissolvidos nela, causando o que chamamos normalmente de “água dura”. Quando essa água corre várias vezes pelo sifão, vão formando uma massa insolúvel capaz de entupir o encanamento.

Nas regiões onde há presença de água dura, é recomendado instalar um abrandador de água. Se não for possível, você vai precisar descalcificar e remover esses minerais acumulados de tempos em tempos, porque eles podem ser difíceis de retirar de uma única vez.

Estabelecidos, então chame seu encanador profissional se seus drenos e canos estão entupidos por causa disso. Uma dica caseira é despejar bastante vinagre e água quente pelo ralo para dissolver esse acúmulo.

Pequenos objetos

Tem pessoas que acham que jogar coisinhas pequenas pela pia não vai fazer diferença, mas isso está longe de ser verdade. Os canos só foram feitos para receber água e o mínimo de resíduos. Tudo que você puder tirar de pratos e copos, por exemplo, deve ser jogado no lixo, antes de usar a pia.

Além disso, existem aqueles objetos que caem por acidente dentro da pia, quando ela não tem uma proteção sobre o ralo. A tampinha da pasta de dente é um exemplo bem comum, não é? Também brincos e tarraxas, grampos etc. Tudo isso pode se depositar na curva do sifão e ser um grande problema, causando entupimento e impedindo a passagem da água.

Se algum objeto “invasor” cair no seu sifão e tiver causando problemas, você terá que tirar o sifão para desentupi-lo e garantir que tudo volte ao normal (nada de jogar água e esperar que ele desça para os canos, senão você causará um problema ainda maior).

Restos de alimentos e gorduras

Principalmente nas pias da cozinha, os grandes inimigos do sifão são a gordura e os restos de alimento. Aquela sobra de comida que fica no prato e nas panelas, junto dos óleos e as gorduras que impregnam são capazes de causar grandes complicações no encanamento.

Eles se solidificam dentro do tubo e fecham totalmente a passagem. Mas, como já explicamos, você tem como se prevenir. A medida mais eficaz é retirar os restos de comida e a gordura da louça antes de lavar. Despeje as sobras sobre a lixeira e passe um papel toalha nos objetos mais engordurados.

Uma opção bem bacana também é usar telas no ralo da pia. É uma forma muito simples, barata, mas muito eficaz, que evita a maioria dos problemas de entupimento porque funciona de barreira para a passagem da sujeira até o sifão.

Hidróxido de sódio (soda cáustica)

Soda cáustica sendo citada como agente de entupimento de canos? Isso mesmo. Esse agente químico que tanta gente usa para desobstruir a passagem na tubulação, pode surtir efeito contrário se não for usada da forma certa.

Quem não tem conhecimento acha que quanto mais soda despejar, melhor. Mas, quando usada em excesso, ela se acumula nas paredes da tubulação e também age como empecilho para passagem da água.

Outro problema é que ela pode reagir com a comida e a gordura depositadas ali e formar sabão (isso mesmo!), que também pode formar uma camada pegajosa e grudenta que vai entupir tudo. Por isso mesmo, o melhor é deixar o uso desse produto somente para profissionais, até porque ele pode causar graves problemas de saúde e acidentes arriscados.

Fio dental

Assim como os cabelos, o fio dental que usamos para higienizar os dentes também cai pelo ralo muitas vezes, sendo uma causa comum de entupimento do sifão. Para piorar, ele não se dissolve na água e pode se enroscar na dobra dos modelos sanfonados, se enroscando a outras sujeiras presentes nos encanamentos.

O ponto positivo é que esse tipo de problema pode ser facilmente evitado se o fio dental for jogado no cesto do lixo depois de usado.

Papel higiênico

Quem vê aquele papelzinho frágil, que se despedaça quando molhado, pensa que não tem como ele entupir um sifão, não é mesmo? Grande engano! O papel higiênico é uma das principais causas de entupimento de canos de esgoto. Principalmente por ser jogado no vaso sanitário. Mas também é muito comum que as pessoas joguem papel toalha molhado, papel higiênico e guardanapos na pia da cozinha ou nos lavabos.

Em outros países, a rede de esgoto tem canos mais robustos, projetados para dar passagem ao papel higiênico. Mas, no Brasil, isso não existe ainda. Os sistemas de esgoto não comportam esse tipo de material. O que vai acontecer se alguém jogar papel com frequência na pia achando que será dissolvido é um rápido e grande entupimento do sifão.

A importância da limpeza do sifão

Agora, vamos pensar: se o sifão não fosse tão importante, não estaria em todos os projetos hidráulicos de casas e prédios em geral, concorda? E sendo um item assim, tão essencial, temos que concordar que a limpeza dele também deve ser tratada como uma obrigação importante.

Toda família e ambiente precisa se preocupar, antes de tudo com a limpeza, para afastar os riscos de doenças, principalmente aquelas trazidas por contaminação e pragas urbanas. Uma das principais fontes de riscos é o contato com esgotos. Deles, proliferam os insetos, aracnídeos, ratos e baratas, ou seja, fontes de sujeiras e diversas doenças.

Por isso, o funcionamento das pias merece sempre atenção: quando o escoamento da água der os primeiros sinais de que está lento, é muito importante chamar uma desentupidora para fazer a limpeza do sifão e dos canos. Até porque o prejuízo do entupimento do esgoto pode ser bem grande.

Quanto mais você deixa passar o problema, pior fica, porque as sujeiras que estão causando entupimento vão descendo para a parte mais profunda dos canos. Depois, será preciso quebrar pisos e o gasto vai ser muito maior. O melhor é tratar o problema assim que perceber que ele está começando.

Dicas para evitar o entupimento do sifão

Já demos algumas dicas enquanto estávamos citando os problemas que causam o entupimento, mas não custa reforçar, certo? É melhor prevenir do que ver a água transbordar da pia e molhar a casa inteira.

Então, fique de olho nas informações abaixo!

Tire os restos de alimentos dos pratos

Prato com resto de comida na pia fica proibido, combinado? De hoje em diante, é regra despejar os restos de comida na lixeira. Se for preciso, com a ajuda de um garfo para empurrar. Assim, vai descer pelo ralo somente o que for necessário.

Coloque uma peneirinha no ralo da pia

A peneirinha de proteção é barata, eficiente e muito útil até mesmo para segurança e saúde da família. Além de evitar que caia sujeira na pia, ela impede que pragas subam pelo ralo, para a cuba da pia. Com a tela, você não corre o risco de ver baratas, escorpiões e outras pragas urbanas, de repente surgirem de algum esgoto.

Nunca jogue objetos no ralo da pia

Lembre-se: o ralo da pia não é lixeira! Não jogue nada lá dentro, muito menos tampinhas, lacres, papelão e cascas de frutas e verduras. Tudo isso entope o encanamento, mas principalmente os materiais inorgânicos são mais prejudiciais, pois eles não se desgastam com o tempo. Na maioria das vezes, você precisa de apoio profissional para desentupir os canos.

Crie uma rotina de limpeza

Tomar certos cuidados de tempos em tempos ajuda a evitar problemas com entupimento do sifão. A água quente é sua aliada e não prejudica o encanamento. Você pode jogar cerca de dois litros de água fervente com detergente pelo ralo depois de lavar a louça, para ajudar a derreter a gordura.

Não use produtos químicos em casa

As misturas feitas em casa podem parecer uma solução ótima, mas às vezes põem em risco a sua saúde e da sua família. Jogar produtos no ralo e na pia até ajuda a contornar o problema na hora, mas já pensou que eles podem ficar contaminando sua cozinha e banheiro? Muitas vezes o entupimento permanece dentro do sifão, e você vai precisar do trabalho de uma desentupidora do mesmo jeito.

Às vezes, essa mistura só adia a solução e vai agravando o problema, que fica piorando escondido ali, longe dos seus olhos. Quando ele vem à toa, já está muito mais difícil de resolver.

É o mesmo que acontece, por exemplo, com uma fossa entupida: só uma empresa especializada pode resolver. Se as pessoas da casa ficarem tendo contato com a sujeira, vão apenas se contaminar e colocar em risco a saúde. Pode parecer uma economia resolver sozinho, mas o preço a pagar acaba saindo muito mais caro depois.

Por que chamar uma empresa para fazer a limpeza do sifão?

Existem muitas razões para chamar uma desentupidora para lidar com encanamentos. Os profissionais são habilitados, fazem cursos, usam equipamentos de proteção e têm anos de experiência. Não é nada aconselhável você ter contato e manter em casa produtos tóxicos e abrasivos como soda cáustica, ácidos e outros contaminantes que são totalmente tóxicos e podem causar acidentes graves, principalmente quando se tem crianças e animais no ambiente.

Além disso, quando você joga esses produtos na pia e no ralo, muitas vezes eles soltam vapores que são tóxicos e podem provocar irritações graves na boca, nas mucosas e na pele, além de causar envenenamento por inalação, mesmo sem contato direto com a pele.

Chamar uma empresa especializada em encanamentos e desentupimentos é a forma mais indicada de tratar essas situações, pois os materiais e ferramentas que usam são seguros e apropriados para essas situações. Eles não vão colocar em risco sua família nem danificar o sifão e os canos da sua casa.

Agora, você já sabe por que a limpeza do sifão é tão importante e como ela deve ser feita, preferencialmente por uma empresa especializada. Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e explicar para seus contatos como manter o encanamento em ordem?


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.